ASSINE
search button

Desfile no Rio foi o único que teve invasão dos manifestantes

Falha da segurança pode ter sido de propósito?

Compartilhar

A Polícia Militar não conteve os manifestantes que protestavam no Rio de Janeiro no feriado da Independência colocando em risco a população que foi assistir ao desfile na Avenida Presidente Vargas. A parada foi invadida pelos manifestantes que tumultuaram as comemorações e afastaram o público que assitia ao evento. A falta de iniciativa e de estratégia de segurança em relação ao protesto lança dúvidas sobre as reais intenções do governo do estado em relação à segurança do desfile.

A falta de segurança ficou mais evidente quando os manifestantes tentaram invadir o quartel desativado do 13º Batalhão da Polícia Militar. Uma bomba caseira foi atirada por um dos manifestantes contra a entrada do quartel e policiais militares que acompanhavam a manifestação de longe, lançaram bombas de efeito moral para dispersar a multidão.

Em todas as demais capitais do país os manifestantes tiveram total liberdade para protestar, mas em nenhum momento houve perigo para a população que assistia aos desfiles, como no Rio. Ao possibilidade de tentar colocar a população contra as manifestações colocaram em risco milhares de pessoas e acabou com o clima de festa do feriado. A atuação da PM foi lamentável e só não foi coroada por uma tragédia por sorte.

Além de não conter os manifestantes, os policiais ainda colaboraram para causar mais tumulto. As cenas mostradas nas transmissões do desfile mostravam pais carregando seus filhos na tentativa de deixar o local e se proteger das bombas de gás lacrimogênio. Famílias inteiras que foram para o centro da cidade apenas para comemorar o feriado buscavam abrigo assustadas com a falta de iniciativa das forças de segurança num episódio que o Rio não vai esquecer.