ASSINE
search button

Mensalão: Dirceu acompanha julgamento com amigos e familiares 

Compartilhar

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) acompanhou junto com amigos e familiares a sessão desta quinta-feira do julgamento do mensalão que poderia determinar a prisão dele. Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), no entanto, adiaram para a próxima semana a discussão sobre o cabimento de embargos infringentes, um tipo de recurso que  pode levar a um novo julgamento.

Dirceu acompanhou toda a sessão no salão de festas de seu prédio, na zona sul de São Paulo. Segundo registrou a jornalista Hildegard Angel, que estava entre os convidados da reunião, o clima no local era “fraterno”. Entre os amigos do ex-ministro, estavam presentes o cineasta Luiz Carlos Barreto, o escritor Fernando Morais, o coordenador nacional do Movimento Sem Terra (MST), João Paulo Stédile, e o presidente da CUT nacional, Vagner Freitas, o Gege.

Militantes do PT, da União Nacional dos Estudantes (UNE) e de movimentos sociais também integravam a lista de convidados. “A sala está cheia, mas o clima é de intimidade. São amigos selecionados. Leais. Houve palmas no primeiro voto de Lewandowsky”, descreveu Hildegard, se referindo ao revisor do processo, ministro Ricardo Lewandowski, que defende que a pena de Dirceu e outros réus por formação de quadrilha e corrupção é desproporcional.

A sessão desta quinta-feira foi encerrada quando o relator do processo e presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, já havia negado a admissibilidade dos infringentes. O pedido foi formulado pelas defesas de Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, e de Cristiano Paz, um dos sócios de Marcos Valério. O argumento deles é que o Regimento Interno do STF prevê esse recurso, especialmente porque o Supremo é a última instância judicial.