ASSINE
search button

Mais Médicos: formados no Brasil começam a atuar em áreas carentes

Compartilhar

Os 1.096 profissionais de medicina formados no Brasil inscritos no programa Mais Médicos começam a atuar nesta segunda-feira em 454 municípios de regiões carentes do País. Ainda em treinamento, com duração prevista de três semanas, os médicos estrangeiros dão início às suas atividades em 18 de setembro. Os profissionais foram contratados para atender a população em unidades básicas de saúde do interior e das periferias de grandes cidades. Ao todo, 3.511 cidades haviam solicitado 15.450 profissionais.

O Ministério da Saúde anunciou eventos de recepção para os brasileiros inscritos no programa em pelo menos seis capitais: Belo Horizonte, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro, todos às 10h.

Desde a última segunda-feira, 644 médicos estrangeiros estão em treinamento para começar a atuar no Brasil. O programa sofre resistência de entidades médicas e profissionais cubanos chegaram a ser hostilizados em sua chegada ao País. O  ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse que “declarações infelizes, gestos alguns legítimos de protestos, outros que causam espécie porque carregados de preconceito, xenofobia, corporativismo exacerbado, além do racismo”.