ASSINE
search button

Espionagem: violação da soberania brasileira é inaceitável, diz ministro

Compartilhar

Os ministros das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, e da Justiça, José Eduardo Cardozo, deram entrevista entrevista coletiva para condenar as denúncias de que a presidente Dilma Rousseff teria sido alvo de espionagem do governo dos Estados Unidos, conforme revelou o programa Fantástico neste domingo (1º). Figueiredo disse que os atos de espionagem são "inadmissíveis" e "inaceitáveis".

"Isso representa uma violação inadmissível e inaceitável da soberania brasileira. Esse tipo de prática é incompatível com a confiança necessária a uma pareceria estratégica entre os dois países", disse o chanceler brasileiro.

Luiz Alberto Figueiredo explicou que transmitiu ao embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, na manhã desta segunda-feira no Itamaraty, toda a indignação do governo brasileiro com a violação das comunicações da presidente da República.

>> Dilma reúne ministros após denúncias de que foi alvo de espionagem

>> Dilma avalia possibilidade de adiar visita aos Estados Unidos

O ministro disse ainda que pediu explicações por escrito ao governo dos EUA. "O governo brasileiro espera uma resposta ainda esta semana", acrescentou. O chanceler afirmou que o embaixador anotou tudo o que foi dito no encontro. 

Figueiredo revelou também que o Brasil levará o assunto aos foros internacionais competentes e que conversará com países parceiros, principalmente os integrantes dos Brics (Índia, China, Rússia e África do Sul), para avaliar quais são as ações conjuntas que podem ser tomadas.

Já o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, confirmou que o governo americano já recebeu a comunicação de que o assunto seria levadio aos foros internacionais.

Cardozo e Figueiredo não quiseram responder se a viagem da presidente Dilma aos Estados Unidos em outubro está mantida.