ASSINE
search button

Número de ciclistas mortos em acidentes cai 42% em SP em 2013

Compartilhar

O número de ciclistas mortos em acidentes em São Paulo de janeiro a maio deste ano caiu 42% em relação ao mesmo período de 2012, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Nos primeiros cinco meses de 2013, 26 ciclistas morreram nas ruas e avenidas paulistanas, ante 36 óbitos registrados no ano anterior.

Este é o menor índice registrado desde 2005, quando 36 ciclistas perderam a vida nos cinco meses abordados pelo levantamento. Em comparação àquele ano, a redução de mortes chega a 58%.

A CET atribui a redução aos trabalhos educativos que vem desenvolvendo através de seu Centro de Treinamento e Educação de Trânsito, bem como à intensificação da fiscalização por desrespeito ao ciclista. "O Programa de Segurança ao Ciclista, lançado no ano passado, já totalizou nos sete primeiros meses deste ano 4.160 multas aplicadas de acordo com os enquadramentos 169, 197 e 220 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)", afirma a empresa em nota.

Na manhã desta sexta-feira, a CET anunciou o lançamento do Programa de Educação de Trânsito para Ciclistas, que prevê atividades diferenciadas para adultos e crianças. Entre as ações que estão previstas no programa está o Curso Pedalar com Segurança. A primeira turma do curso destinado à educação de adultos terá início no dia 4 de setembro. Já o atendimento para jovens ainda está em fase de estruturação.

O Curso Pedalar com Segurança, Módulo Adulto, terá carga horária de 8 horas e será gratuito. Cada turma será formada por 12 participantes. Os interessados deverão ser maiores de 18 anos e saber andar de bicicleta.

Nas aulas teóricas, serão tratados assuntos como equipamentos de segurança, manutenção da bicicleta, Código de Trânsito Brasileiro e saúde do ciclista. "Para as aulas práticas, a CET construiu um modelo de estrutura cicloviária com 700 metros lineares, onde os alunos terão a oportunidade de circular e conhecer todos os procedimentos que os ciclistas devem adotar ao se deslocar pela cidade", diz a empresa.

?No módulo prático também são abordados assuntos como estratégias para ampliar a segurança em situações de risco no trânsito, técnicas e exercícios de frenagem, equilíbrio, mudanças de marchas e orientações de como manter a bicicleta.

As inscrições para o curso Pedalar com Segurança podem ser realizadas pelo e-mail [email protected]. O curso também está aberto para empresas que queiram estimular o uso de bicicleta entre seus funcionários, seja o trajeto trabalho-residência, seja para o exercício das atividades profissionais.

As aulas são divididas em quatro horas no período da manhã, destinadas ao aprendizado teórico, e quatro horas no período da tarde, com as atividades práticas.  As atividades serão realizadas no Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da CET (CETET), localizado na avenida Marquês de São Vicente, 2.154, na Barra Funda.