ASSINE
search button

Novo ministro das Relações Exteriores toma posse nesta quarta

Compartilhar

O novo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, toma posse nesta quarta-feira (28), às 10h, em cerimônia no Palácio do Planalto. Figueiredo assume o lugar de Antonio Patriota, que será o novo representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU). 

A substituição foi provocada pela 'fuga' do senador boliviano Roger Pinto Molina, que ficou 455 dias na Embaixada do Brasil em La Paz. A saída do parlamentar foi organizada pelo diplomata Eduardo Saboia, encarregado de negócios na Bolívia.

>> Senador boliviano Pinto Molina cancela ida à comissão do Senado

>> Dilma demite Patriota após fuga de senador boliviano

>> Brasil e Bolívia: um histórico de polêmicas e constrangimentos

>> Auditor fiscal presidirá sindicância que vai apurar vinda de senador boliviano

>> Bolívia diz que quer resolver impasse com o Brasil por meio da diplomacia

Dilma e Patriota só teriam sido informados da fuga quando o boliviano alcançou território brasileiro. Nesta terça (27), a presidente afirmou que o Brasil jamais poderia ter colocado em risco a segurança do senador boliviano e criticou a operação que o retirou da embaixada brasileira em La Paz.

O novo ministro das Relações Exteriores é diplomata de carreira e foi o negociador-chefe da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho do ano passado, no Rio de Janeiro.