ASSINE
search button

MP: vídeo reforça que idosa matou assaltante a tiros no RS

Compartilhar

O Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul afirmou nesta terça-feira que um vídeo de uma câmera de segurança instalada no corredor de acesso ao apartamento da aposentada Odete Hoffmann Prá, 88 anos, reforça que ela matou o assaltante Márcio Nadal Machado, o Cachorrão, 33 anos, em 9 de julho de 2012 em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.

Conforme um documento assinado pela promotora Silvia Regina Becker Pinto, o genro da aposentada, José Airton Nunes, forneceu as imagens com o som sincronizado, em que ela aparece dando três tiros no assaltante. A pedido do MP, o inquérito que investigava as circunstâncias e autoria do homicídio foi arquivado pela 1ª Vara Criminal de Caxias.

No inquérito policial havia uma cópia do vídeo, mas ele não continha o áudio que revela a conversa entre o criminoso e a aposentada. Nas imagens, segundo o MP, a idosa é vista atirando três vezes contra Cachorrão. O arquivamento do inquérito afasta especulações de que Odete não fosse a autora dos tiros.

Uma perícia realizada pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP) concluiu que o projétil encontrado no corpo do ladrão que invadiu a casa de Odete não partiu da arma entregue pela idosa à polícia. Os peritos teriam sugerido uma exumação, já que haveria pelo menos mais uma bala no cadáver. No ano passado, a idosa fez um teste residuográfico, que identifica resíduos presentes na mão de quem atirou, mas o exame deu negativo. Em abril desse ano, Odete fez uma reconstituição do crime em seu apartamento.