ASSINE
search button

'Guardian' cria página colaborativa dedicada a protestos no Brasil

Compartilhar

O jornal britânico The Guardian criou uma página em seu site na qual os manifestantes brasileiros podem enviar fotos e relatos sobre os protestos que tomaram o país nas últimas semanas. A página, que faz parte de uma seção chamada Guardian Witness ("testemunha Guardian"), tinha mais de 180 contribuições até por volta das 9h30 desta quarta-feira.

Do material enviado, a maior parte são imagens de cartazes e manifestações de apoio aos atos. Mas também há textos, como o de um usuário, que não assinou o próprio nome, mas afirma ser irlandês e morar em São Paulo desde 2012.

"A panela de pressão emocional estava pronta para explodir aqui há algum tempo. Nos meus primeiros anos no país, eu fiquei um pouco desapontado em ver tantas pessoas jovens em bares fazendo muito pouco - estagnados e sem qualquer significado real para suas vidas. Mas agora, tem algo novo acontecendo. Os jovens estão diferentes", escreveu ele. "Havia milhares de jovens brasileiros na (avenida) Paulista hoje (terça-feira) à noite. Sem agressões, mas cm algo sério no ar - um sonho significativo de ir em frente. Eu senti que esse é o verdadeiro Brasil. Vi um cartaz: 'o gigante acordou!'. É o que parece - e eles sabem que o mundo está ciente disso."

Onda de protestos no Brasil é destaque em jornais internacionais

As manifestações que tomaram as ruas do país foram destaque nas capas de alguns dos principais jornais do mundo nesta quarta-feira. O periódico americano The New York Times circula hoje com uma foto do Rio de Janeiro em sua primeira página - na imagem, um policia militar joga gás de pimenta no rosto de uma mulher. "Protestos crescem enquanto brasileiros culpam líderes", diz a manchete.

Os jornais El País da Espanha e do Uruguai também deram destaque aos atos realizados no Brasil. "A presidente do Brasil elogia 'a força' dos indignados", escreveu o periódico espanhol.

Na publicação uruguaia, a foto de capa é uma imagem do último protesto realizado em São Paulo, e mostra um veículo sendo incendiado. "Brasil segue abaixo de agitação popular e Dilma não tenta acalmar protestos", diz a manchete.

O jornal argentino La Nación também informou sobre as manifestações em sua primeira página. "Governo do Brasil cede, mas continuam protestos nas ruas", dizia a chamada de capa.