ASSINE
search button

Roberto Gurgel diz que sociedade está "cansada da impunidade"

Ayres Britto também defende manifestações nas ruas

Compartilhar

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou, nesta terça-feira (18/6), que as manifestações em curso nas grandes cidades do país demonstram que a sociedade está "cansada da impunidade". Segundo ele, o fato de "esses jovens que ocupam as ruas terem incluído entre outros temas a PEC 37 evidencia que há uma preocupação geral com essa verdadeira mutilação do Ministério Público". 

A afirmação foi feita por Gurgel num intervalo do debate promovido pelo Colégio de Procuradores da República com parlamentares, autoridades do Executivo, associações de juízes e entidades defensoras de direitos humanos sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/2011, que visa a conferir exclusividade da investigação criminal às polícias civis e federal. 

O chefe do MPF considera as manifestações de rua " sempre legítimas, como foi dito pela presidente Dilma Rousseff", embora não devam ocorrer "atos de violência e de destruição do patrimônio". 

Ayres Britto 

Já o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Ayres Britto - também participante da manifestação do Ministério Público - fez o seguinte comentário sobre as manifestações que ocorrem no país: "É o modo de protagonizar a cidadania. É a protagonização do cidadão pelo modo mais direto. Isso não é ruim. isso é muito bom. É o chamamento das instituições para o cumprimento do papel que lhes cabe, de atuar como locomotiva social. Nesse momento, o povo não é vagão, é a própria locomotiva de seu destino. Isso confere a ele, povo, a mais legítima autoridade para passar um pito nas autoridades instituídas.E como o movimento tem sido pacífico, a violência não parte em linhas gerais da população, há de ser saudado como expressão da mais depurada e até avançada democracia".