ASSINE
search button

Manifestantes invadem cobertura do Congresso Nacional, em Brasília

Compartilhar

Brasília - Centenas de manifestantes ocuparam a rampa do Congresso Nacional e uma das cúpulas do prédio na noite desta segunda (17). O episódio foi mais um da série de protestos que tomaram conta não apenas do Distrito Federal, mas também do Rio de Janeiro, São Paulo e de Minas Gerais.

Um grupo de manifestantes de Brasília ainda permanece no gramado em frente ao Congresso Nacional pedindo aos demais que deixem o prédio. Os policiais estão posicionados, em fileira, em frente à uma das entradas da sede do Legislativo para impedir o ingresso dos manifestantes. Duas pessoas foram detidas, mais cedo, ao burlar o bloqueio feito pela polícia, informou a Polícia Militar.

O estudante Wellington Fontenelle, um dos organizadores do protesto, disse que a intenção da manifestação não é invadir a sede do Legislativo e ficar concentrada apenas no gramado em frente ao Congresso. Ele disse que ainda que o movimento não representa o grupo que ocupa da rampa e a cúpula. O protesto foi organizado pelas redes sociais, principalmente pelo Facebook.

>> Para conter manifestantes, luz da Câmara é desligada

>> Manifestação se divide em três e chega à Avenida Paulista

>> Estudante do Rio: "Manifestação é movimento de gente oprimida"

>> Presidente da Alerj confirma: PMs foram feridos e encurralados dentro de prédio

O protesto tem demandas diversas, como aplicação de recursos na educação, saúde, passe livre no transporte público e criticam os gastos públicos nas obras das copas das Confederações e do Mundo (2014). A manifestação ocorre simultaneamente em várias outras cidades do país, como em Belo Horizonte, São Paulo, Natal, Belém, Campinas, no Rio de Janeiro e em Florianópolis.

Com cartazes, faixas e bandeiras do país, o protesto começou, às 17 horas, no Museu da República, no início da Esplanada dos Ministérios, na capital federal. Durante a caminhada, mais pessoas foram aderindo à manifestação, que ocupou todas as faixas da via.

Com Portal Terra e Agência Brasil