ASSINE
search button

Aécio Neves assume presidência do PSDB neste sábado

Senador loteia cargos entre paulistas em busca de apoio

Compartilhar

Numa tentativa de aproximar os tucanos paulistas, o senador Aécio Neves – que assume a presidência do PSDB neste sábado (18) - entregará cargos de comando do partido para nomes indicados pelo ex-governador José Serra e pelo governador Geraldo Alckmin. Pelo menos seis lideranças do PSDB paulista dividirão a direção do partido. Dois ligados a Serra e os outros quatro, a Alckmin. Ainda assim, os tucanos de São Paulo se mantêm discretos quando se fala em apoio à candidatura do senador à Presidência em 2014.

Aécio acertou entregar os dois principais cargos da Executiva do partido para paulistas ligados a Serra: a secretaria-geral ficará com o deputado federal Mendes Thame, e a vice presidência continuará com o ex-governador Alberto Goldman. Através dessa composição, Aécio espera maior apoio dos tucanos em São Paulo - maior colégio eleitoral do país -, a fim de definir sua candidatura à Presidência.

A presidência do partido dará maior evidência a Aécio, que terá a oportunidade de percorrer o Brasil. Sua exibição nacional será intensificada a partir da próxima terça-feira (21), quando 40 comerciais partidários começam a ser veiculados dando destaque ao senador.

 Por sua vez, o governador Geraldo Alckmin foi cauteloso ao falar do apoio à candidatura: "Nós temos vários bons candidatos, mas essa definição tem que ser no fim do ano, começo do ano que vem", desconversou.

A Convenção elege o Conselho Nacional de Ética e Disciplina do partido e o Diretório Nacional - que define os integrantes da Comissão Executiva Nacional. Serão escolhidos 236 nomes para o Diretório Nacional - 177 titulares e 59 suplentes. Já a Comissão Executiva é formada por 25 titulares e sete suplentes.

A Executiva é responsável por conduzir as diretrizes estabelecidas pelo Diretório. O presidente da Comissão Executiva Nacional é o presidente nacional do PSDB.