ASSINE
search button

Estupro em ônibus ganha destaque na imprensa mundial e arranha imagem do país

Compartilhar

Desde os últimos ataques, como o da Maratona de Boston, foi levantada a preocupação sobre a segurança da cidade às vésperas da Copa do Mundo e das Olimpíadas de 2016. Com uma certa dose de exagero o jornal britânico Daily Mail publicou reportagem afirmando que os crimes sexuais são noticiados todos os dias e a preocupação com relação aos estupros estaria no topo das agendas nacionais. De concreto, o periódico mostra que o aumento dos casos de estupro no Rio está arranhando a imagem do país internacionalmente.

Na sexta-feira(3), um homem entrou em um ônibus da linha 369 (Bangu x Carioca) e, depois de assaltar os passageiros, agrediu com coronhadas e estuprou uma mulher, enquanto o ônibus continuava em movimento. "Ela fazia tudo que ele mandava porque ela tinha uma arma na cabeça dela", disse uma passageira que estava no ônibus.

O crime aconteceu pouco mais de um mês depois que uma turista americana foi brutalmente estuprada por mais de seis horas em uma van. A caso chocou o país e repercutiu internacionalmente. Depois disso, o governo francês desaconselhou o uso do transporte coletivo à noite, especialmente das vans, “devido a uma onda de assaltos e roubos”.

A "audácia" do criminoso que estuprou uma mulher dentro do ônibus em movimento na última sexta-feira ganhou atenção da imprensa internacional. A CNN Internacional destacou que "o ataque reforça a necessidade de mais segurança em uma cidade que vai sediar mega eventos".

A BBC ilustrou a reportagem sobre o estupro com uma imagem do Maracanã e apontou que frear a violência é a maior prioridade das autoridades do Rio, além de afirmar que "roubos são comuns nos ônibus do Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras, mas a violência e a audácia dos últimos ataques chocou a imprensa local". 

O Daily Mail foi mais além e disse que "crimes sexuais contra mulheres continuam a ser noticiados todos os dias" e fez um paralelo com a ocorrência deste tipo de crime na Índia e na Africa do Sul onde, segundo a reportagem, uma mulher é estuprada a cada quatro minutos.

Hotelaria acende luz vermelha

O presidente da Associação Brasileira de Industria Hoteleira, Alfredo Lopes, diz que a indústria hoteleira internacional "começa a se preocupar" com a segurança da cidade, uma vez que a repetição deste tipo de crime contraria o argumento do governo de que o estupro da turista foi um "caso isolado".

"A repetição desse tipo de violência compromete a credibilidade de nossas informações. Na época, passamos a informação para o exterior de que o crime[contra a turista] foi uma coisa pontual", diz.  

Alfredo reconhece que o governo do Rio se esforça para conter este tipo de violência. Além de prender com rapidez surpreendente os criminosos que atacaram a turista, o governo lançou ações como a proibição de películas escuras em vans e a retirada desse tipo de transporte da zona Sul do Rio. Ele, no entanto, admite que a recorrência deste tipo de crime mancha a imagem do país no exterior.

"É logico que se tratando de uma mega cidade este tipo de crime pode ocorrer, mas a repercussão pode realmente começar a arranhar a nossa imagem em nível internacional", teme.