ASSINE
search button

Câmara quer votar projeto que unifica data das eleições no país

Compartilhar

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), quer votar o projeto que trata da coincidência das eleições e mudança de datas da posse dos mandatários eleitos. Com isso, as eleições aconteceriam a cada quatro anos com a escolha de presidente, governadores, prefeitos, senadores, deputados e vereadores. 

Atualmente, os eleitores vão às urnas a cada dois anos: uma vez para escolher presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual, e dois anos depois voltam para escolher prefeito e vereador.

Para o jurista e mestre em Direito do Estado e Doutor em Direito Constitucional pela PUC de São Paulo Erick Wilson Pereira, a unificação das eleições seria um beneficio para a sociedade e para os cofres públicos mas, em tempos de crises de ética, o assunto toma fôlego mas não ultrapassa as boas intenções. 

"O atual ambiente do Legislativo não parece favorável à sua aprovação e, além dos interesses divergentes e imediatistas, novamente se abate sobre o Congresso um clima de incertezas", disse.