ASSINE
search button

Dilma rebate Aécio e diz que Bolsa Família não é feito na 'canetada'

Compartilhar

Brasília - Pela primeira vez, a presidente Dilma Rousseff rebateu as críticas do senador Aécio Neves (PSDB-MG) de que o governo federal tirou pessoas da miséria "por decreto". Sem citá-lo nominalmente, a presidente refutou a ideia de que o Bolsa Família é executado “na canetada” e afirmou que só a experiência de 10 anos de programa mostrou que dava para tirar pessoas da pobreza extrema. Na segunda-feira, em evento do PSDB em Goiânia, Aécio disse que a presidente “tirou o foco de 2013 e olha para 2014”.

“Todo mundo acha que o Bolsa Família a gente faz na canetada. O Bolsa Família precisou de arte e engenho. Precisou de vontade política”, disse a presidente à uma plateia de governadores e prefeitos no Palácio do Planalto, em Brasília.

“Não é milagre, não é malabarismo nem estatística. Nós colocamos hoje todos os 36 milhões de brasileiros do cadastro do Bolsa Família acima da linha da miséria. Agora, eu quero também aproveitar e pedir para vocês ajudarem a achar aquilo que é invisível. Porque tem aquela pobreza extrema que está oculta, não se vê. Temos de cadastrá-la e fazer desse processo uma espécie de batalha nacional”, afirmou Dilma.

Referindo-se ao seu início de mandato e o período do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva -, a presidente acrescentou que “só a experiência de 10 anos mostrou que dava para tirar as pessoas da miséria”. 

Dilma reuniu governadores de 24 estados e prefeitos de capitais e cidades com população superior a 250 mil habitantes para anunciar investimentos em saneamento básico, asfaltamento e mobilidade urbana. Na plateia estavam presentes os governadores Eduardo Campos (PSB), de Pernambuco - potencial candidato à Presidência da República em 2014 -, e Geraldo Alckmin (PSDB), de São Paulo, que foi derrotado por Lula na disputa da presidência, em 2006.