ASSINE
search button

Dilma inaugura primeira etapa de fábrica de submarinos no Rio

Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff inaugura nesta sexta-feira (1°), às 9h, no Rio de Janeiro, uma unidade de produção de estruturas metálicas, primeira etapa para a construção de submarinos convencionais e a propulsão nuclear. A fábrica está instalada na Base Naval de Itaguaí e faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).

Iniciado pela Marinha em 2008, o Prosub é um dos mais importantes projetos estratatégicos da defesa nacional. Sua execução atende às diretrizes estabelecidas na Polí­tica e na Estratégia Nacional de Defesa de reaparelhamento e modernização dos meios e equipamentos das Forças Armadas brasileiras. As obras da Ufem começaram há cerca de três anos.

A cerimônia contará com a participação do ministro da Defesa, Celso Amorim; do embaixador da França no Brasil, Bruno Delaye; do comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto, além de empresários e de outras autoridades civis e militares.

O Prosub decorre de cooperação entre Brasil e França e prevê a fabricação de cinco submarinos. Desses, quatro serão convencionais, a propulsão diesel-elétrica, e um a propulsão nuclear, com tecnologia inteiramente nacional.

Além de dotar o país de maior capacidade militar para vigilância de suas águas oceânicas, o Programa reforçará a indústria de construção naval brasileira, gerando nove mil empregos diretos e outros 32 mil postos indiretos. O investimento, que inclui a etapa de construção da Ufem, do estaleiro e da base naval que abrigará os submarinos, será de R$ 7,8 bilhões, com desembolsos até 2017.