ASSINE
search button

Novo presidente da OAB toma posse nesta sexta

Compartilhar

Com uma vitória esmagadora - 64 a 16, com uma abstenção - sobre o seu adversário, o advogado trabalhista Alberto de Paula, o constitucionalista Marcus Vinícius Furtado Coêlho, de 41 anos, é o novo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A posse de Marcus Vinicius, dos demais quatro membros da diretoria e dos novos 81 conselheiros federais será hoje (1), às 9h, no Plenário do Conselho Federal da entidade.

Bastante ovacionado pelos conselheiros federais, Marcus Vinícius comemorou a vitória lembrando que, a partir de agora, o seu programa de gestão será como uma Bíblia: "não me afastarei um milímetro sequer do que está escrito na cartilha". Uma das metas será a abolição do financiamento privado nas eleições do país. Disse ainda que, agora que é presidente nacional da entidade, "desfez-se o palanque eleitoral". "Não há mais lados, há agora somente a Ordem dos Advogados do Brasil".

"Nesse momento, desfaz-se o palanque eleitoral. A campanha encerrou. Não mais tratarei do passado, passo a borracha em cima. A partir de agora conclamo a todos os advogados do Brasil, todos os conselheiros federais para unirmos esforços em prol da Constituição e da permanente construção dessa entidade histórica. O processo eleitoral, como todos, próprios da democracia, tem suas dificuldades, seus atropelos, mas quando encerrados, as grandes vitórias significam justamente honrá-las conclamando a todos a participarem da gestão", disse.

Marcus Vinícius acrescentou que, a partir da vitória, não há mais lados, há agora somente a Ordem dos Advogados do Brasil, essa entidade que deve ficar à disposição da sociedade brasileira e da advocacia nacional. Pois a defesa é tão importante quanto a acusação. É isso que os advogados do Brasil precisam que a OAB diga à sociedade brasileira".

Filho de um escrivão judiciário (já falecido) Sérgio Coêlho e de uma professora primária Maria Doracy, Marcus Vinicius nasceu na cidade de Paraibano, no sertão maranhense, na Chapadas do Alto Itapecuru, distante cerca de 500 quilômetros de São Luis. Aos 4 anos de idade, o seu pai faleceu e aos 11 anos mudou com a mãe  para Teresina, onde estudou no Instituto Dom Barreto, considerado pelo Enem, durante três edições, a melhor escola do país.

Posteriormente, formou-se em Direito, em 1993, pela Universidade Federal do Piauí. Foi aprovado em primeiro lugar em concurso público para professor da mesma universidade federal em que se formou bacharel em direito. Além de pós-graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina, é grado em Direito Processual pela Universidade de Salamanca, na Espanha, onde é doutorando em Direito Processual. Anualmente, a Universidade de Salamanca, concede como reconhecimento aos seus alunos destacados em cada curso o Prêmio de Grado de Salamanca. O título é dado a todos os licenciados e diplomados que tenham tido excelência no rendimento acadêmico, o que ocorreu com Marcus Vinícius.

Membro da Comissão de Juristas para elaboração do novo Código de Processo Civil e também da Comissão do Senado que trata do novo Código Eleitoral. Marcus Vinícius é autor dos livros 'Direito Eleitoral e Processo Eleitoral', 'Processo Civil Reformado' e a 'A Inviolabilidade do Direito de Defesa'. Foi,ainda, professor de Direito Constitucional da Escola Superior da Magistratura.