ASSINE
search button

Aumenta o número de internados por causa do incêndio na boate Kiss

Compartilhar

O número de pessoas hospitalizadas em Porto Alegre, Canoas e Santa Maria por causa do incêndio na Boate Kiss subiu de 123 para 143. A informação foi dada no início da manhã desta quarta-feira pelo diretor técnico do hospital Conceição, que representou a Força Nacional do SUS em entrevista coletiva, Neio Pereira. "Algumas pessoas procuraram atendimento médico nas últimas horas e ficaram em observação", explicou sobre o aumento nos internados. 

De acordo com o boletim, 81 estão hospitalizados em Santa Maria - 25 em ventilação mecânica. Na Grande Porto Alegre, 62 estão internados e, destes, apenas cinco respiram sem a ajuda de aparelhos. Ao todo, 75 pessoas seguem em estado crítico. Não estão contabilizados nesse balanço três pessoas que estão internadas em Ijuí, Caxias do Sul e Cruz Alta. 

"Segue a orientação para qualquer pessoa que estava no evento e sentir falta de ar e desconforto procurar atendimento médico. Até 72 horas ou pouco mais pode acontecer tardiamente a reação respiratória, então algumas pessoas procuraram o hospital e estão em observação. Então esse número (de internados) é variável", alertou Pereira. 

Cerca de 200 profissionais da área psicossocial estão em plantão e dão suporte a familiares e sobreviventes. "O estresse causado pelo trauma muitas vezes demora 48 a 72 horas para aparecer. As pessoas começam a entrar em sua depressão pelo luto, que é normal. Pessoas que estavam lá dentro e saíram . Familiares que perderam entes queridos começam a apresentar alguns sintomas", disse o diretor. O Ministério da Saúde informou que há 45 vagas de UTI, com 16 a serem criadas. Há 13 médicos para atuar na remoção de vítimas para Porto Alegre, com 10 leitos em aviões e helicópteros.