ASSINE
search button

RS: na posse, Fortunati diz que não aceitará ataques pessoais

Compartilhar

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), e o vice, Sebastião Mello (PMDB), foram empossados, na tarde desta terça-feira, na capital gaúcha. Antes da cerimônia, também tomaram posse 36 vereadores eleitos para  a Câmara Municipal. Após ressaltar que pretende continuar construindo um bom relacionamento com o Legislativo, buscando caminhos e soluções para a cidade, o prefeito afirmou que não vai aceitar ataques pessoais da oposição. "Fazendo dentro de um tom de respeito, que deve existir entre as pessoas que lutam por um Estado democrático de direito, tenho nesta Casa uma oposição aguerrida, mas deixo de respeitar quando deixa o campo da politica e entra no campo pessoal", disse.

O pedetista lembrou ainda os tempos de ditadura, dizendo que, apesar de parecer corriqueira, a cerimônia realizada no Legislativo não era uma rotina há pouco tempo. "Ao longo da história desse País, isso não se tornou uma rotina frequente nas capitais, é muito recente a história democrática, que permitiu a eleição de prefeitos das capitais e, por consequência, na cidade de Porto Alegre", disse.

Fortunati finalizou seu discurso desejando um bom 2013 para todos: "Vamos produzir um resultado positivo para a população de Porto Alegre, especialmente aos que mais precisam. Um feliz 2013, e que Deus abençoe a todos", finalizou.

Fortunati foi reeleito com 65,22% dos votos (517.696) no pleito de 2012. No entanto, ele chegou à prefeitura como vice na chapa de José Fogaça (PMDB), em 2008, e assumiu o comando do Executivo municipal após o prefeito deixar o cargo para concorrer ao governo do Rio Grande do Sul, disputa na qual o peemedebista saiu derrotado para o petista Tarso Genro.

Antes da posse do prefeito, abraçados em bandeiras de partidos e com o apoio de correligionários, os 36 vereadores eleitos tomaram posse. A renovação na Casa na atual legislatura foi de 47%. O PDT de Fortunati terá a maior bancada, com sete vereadores, seguido pelo PT, com cinco vagas, e PMDB, com quatro vagas. Durante a cerimônia, também já foram empossados os integrantes da mesa diretora e das comissões, por meio de votação no plenário, a primeira do ano.

Após a posse, Fortunati participa ainda de outra cerimônia, agora de reassunção do cargo, na prefeitura de Porto Alegre.