ASSINE
search button

José Sarney assume Presidência da República nesta quinta-feira 

Compartilhar

O presidente do Senado, José Sarney, torna a ocupar, nesta quinta-feira (13), o cargo de presidente da República 22 anos após se despedir do posto em 1990. Terceiro na linha de sucessão da presidente Dilma Rousseff, Sarney volta ao cargo com a viagem do presidente da Câmara, Marco Maia, ao Panamá.

No início da noite desta quarta, na Base Aérea de Brasília, Marco Maia recebeu o cargo do presidente em exercício, Michel Temer, que viajou a Portugal. No entanto, Maia foi presidente por poucas horas, já que de madrugada partiu para reunião do Parlatino.

Sarney esteve na Base Aérea para a transmissão formal do cargo. Também acompanharam a solenidade os ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, e do Turismo, Gastão Vieira, além do deputado Zequinha Sarney (PV-MA).

José Sarney foi presidente do país de 1985 a 1990. Eleito vice-presidente, foi empossado no cargo no dia 15 de março de 1985, devido à internação do presidente eleito, Tancredo Neves, que viria a falecer no dia 21 de abril do mesmo ano.

Sarney exerceu o mandato inteiramente, até 15 de março de 1990, quando transmitiu o cargo a seu sucessor, o atual senador Fernando Collor.

Na segunda-feira, quando perguntado sobre a possibilidade de voltar à Presidência da República, Sarney declarou que estava pronto para cumprir seu dever.

"Cumprirei o que determina a Constituição. Eu cumpri com o meu dever no tempo devido", disse.

Agência Senado