ASSINE
search button

Darcy Ribeiro, idealizador e primeiro reitor da UnB, completaria hoje 90 anos

Compartilhar

Se fosse vivo, uma das figuras mais importantes da história contemporânea do país iria completar hoje (26) 90 anos. Seu nome: Darcy Ribeiro, antropólogo, escritor e político conhecido por seu foco em relação aos índios e à educação no país. Mineiro de Montes Claros, assim como a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Darcy Ribeiro idealizou e foi o primeiro reitor da Universidade de Brasília (UnB). Também idealizou a Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Assim como vários intelectuais brasileiros, Darcy foi obrigado a se exilar durante a ditadura militar brasileira. De volta ao país, foi durante o primeiro governo de Leonel Brizola no Rio de Janeiro (1983-1987), o responsável pela criação, planejamento e direção da implantação dos Centros Integrados de Ensino Público (CIEP), um projeto pedagógico visionário e revolucionário no Brasil de assistência em tempo integral às crianças.

Nas eleições de 1986, Darcy foi candidato ao governo fluminense pelo PDT mas não conseguiu êxito nas urnas. Em 1992 foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) onde ocupou a cadeira número 11.

Darcy Ribeiro também foi ministro-chefe da Casa Civil do presidente João Goulart, vice-governador do Rio de Janeiro de 1983 a 1987 e exerceu o mandato de senador pelo Rio de Janeiro, de 1991 até sua morte em Brasília após longa agonia em fevereiro de 1997.