ASSINE
search button

Em São Paulo, procuradoria é a favor de investigação de ex-chefe da Rota

Compartilhar

A Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo apresentou nesta quinta-feira parecer favorável à continuidade de investigação de denúncias contra o vereador eleito Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada, conhecido como Coronel Telhada. O Ministério Público Eleitoral pediu a cassação do registro de candidatura ou do diploma do tucano alegando que o ex-chefe da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) teria usado a internet para incitar a violência e o desrespeito aos direitos humanos.

A denúncia do MPE foi barrada pelo juiz eleitoral em primeira instância, que extinguiu o processo sem julgar o mérito. Segundo o magistrado, a situação não se enquadrava nos moldes de crime de "uso indevido dos meios de comunicações sociais", previsto na Lei das Eleições. A punição, além de cassação, inclui inelegibilidade por oito anos após a eleição em que a irregularidade foi verificada.

O parecer apresentado hoje pela PRE pede que a extinção do processo seja revista, e que a investigação sobre o comportamento de Telhada seja continuada. Em oposição ao juiz, o promotor André de Carvalho Ramos, a internet é "uma potente ferramenta a disposição daqueles que pretendem utilizá-la para disseminar ideias, fatos etc., estando, inegavelmente, sujeita aos excessos e abusos por eventual uso desvirtuado".

O MPE denunciava o uso da página de Facebook do vereador eleito e também da propaganda eleitoral para incitar a violência e fazer apologia ao homicídio. Telhada teria feito publicações na rede social chamando de ladrões de "vagabundos" e "safados" e criticando organizações de direitos humanos que tratam de violência policial. Além disso, o policial militar teria ameaçada o jornalista André Caramante, da Folha de S. Paulo, por publicar matéria sobre o perfil no Facebook.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo vai avaliar a manifestação da Procuradoria e definir se a sentença de extinção de processo permanece. Se o caso for reaberto, volta à primeira instância.

Coronel reformado da Polícia Militar, Telhada é estreante em candidaturas nas eleições deste ano. Ele garantiu vaga à vereança paulistana com o slogan de campanha "Uma nova ROTA na política de São Paulo". Segundo o próprio definiu no início da corrida eleitoral, sua candidatura trata-se de um voto de lealdade a José Serra (PSDB), candidato a prefeito, que o nomeou comandante da Rota quando era governador do Estado.