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Anac fará auditoria em sistemas de check-in da GOL e TAM

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A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai fazer uma auditoria operacional no sistema de check-in das empresas TAM e GOL em razão dos últimos problemas apresentados nos procedimentos de emissão de bilhetes dessas companhias em 2012. O mais recente ocorreu nesta manhã (25), quando o sistema da empresa GOL apresentou instabilidade, com impactos pouco significativos em alguns aeroportos, de acordo com monitoramento em curso pela agência. 

A direção da empresa foi convocada para reunião com a Secretaria de Aviação Civil (SAC) e diretoria da Anac na próxima quarta-feira (31)para explicar as causas dos problemas em seus sistema de check-in.

A GOL já havia sido notificada pela Anac por conta dos problemas ocorridos na última segunda-feira (22) e terá 10 dias, contados do recebimento da notificação, para apresentar à Anac comprovantes de prestação de assistência aos passageiros nos casos de atrasos e cancelamentos de voos , conforme previsto na Resolução nº. 141/2010. O descumprimento das regras da resolução pode gerar multas que variam de R$ 4 mil a R$ 10 mil por passageiro, podendo chegar a R$ 1,74 milhão por voo. 

A ocorrência de hoje gerou nova notificação à empresa, também com prazo de 10 dias para comprovação de assistência prestada.

Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos como consumidor. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda para a Anac, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.