ASSINE
search button

Evento discute energia X povos índígenas

Como gerar energia sem conflitos e respeitando o meio ambiente?

Compartilhar

O Instituto Acende Brasil realiza em 6 de novembro, das 8h30 às 13 horas, em Brasília, seu VIII Fórum. Desta vez, será aberto o debate a propostas para identificar caminhos mais harmônicos para a geração de energia. É fato que o Brasil tem nos rios sua principal fonte de geração de energia limpa, porém a construção de empreendimentos hidrelétricos envolvem a ocupação de terras de comunidades indígenas.

De todo o potencial hidrelétrico brasileiro de 250 mil MW de potência, até hoje, só 30% foram aproveitados. Mas o maior potencial disponível está na bacia do rio Amazonas (100 mil MW), do qual menos de 1% foi explorado. E é lá justamente que vivem 58% da população indígena, num total de 897 mil pessoas, divididas em 305 povos que falam 274 línguas diferentes.

Devem participar do debate Amilcar Gonçalves Guerreiro, da EPE; Iva da Motta Azevedo Correa, da Casa Civil; Maria Augusta Boulitreau Assirati, da Funai; Rogério Duarte do Pateo, da Universidade Federal de Minas Gerais, além de representantes da população indígena.

Veja outros detalhes do evento em https://www.acendebrasil.com.br/archives/newsletter/Convite_Virtual.jpg