ASSINE
search button

Apagão deixa partes do DF sem luz por 40 minutos

CEB culpa Furnas pela falha de energia

Compartilhar

No dia do último capítulo da novela Avenida Brasil, Brasília sofreu um apagão na tarde desta sexta-feira (19) que durou cerca de 40 minutos. O defeito deixou parte da capital federal e das cidades-satélite do Distrito Federal sem luz, atingindo a Esplanada dos Ministérios, Asa Norte, Asa Sul, Lago Sul, Gama, Recanto das Emas, Águas Claras, Santa Maria, Planaltina e Sobradinho. O serviço já foi restabelecido.

A Companhia Energética de Brasília (CEB), distribuidora do serviço para a capital e o entorno, culpa Furnas pela falha no fornecimento de energia, que afirma não ter responsabilidade sobre o ocorrido. "O desligamento teve início em uma linha da CEB, de Samambaia para Brasília Norte, que posteriormente provocou o desligamento das três linhas, também de propriedade da CEB, que ligam as subestações de Brasília-Sul (de Furnas) à Subestação de Brasília-Norte (da CEB)", informou Furnas.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o problema ocorreu numa subestação menor, abaixo da frequência fiscalizada pelo órgão, mas que tomou conhecimento do defeito. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está apurando o ocorrido e pode punir o culpado com sanções que vão de uma advertência até multa equivalente a 2% do faturamento líquido anual da empresa.

O ONS prepara um esquema especial para o fim do último capítulo da novela 'Avenida Brasil', da TV Globo, na noite desta sexta-feira. Segundo o operador, haverá folga na geração das usinas para dar conta do aumento súbito do consumo de energia elétrica após a novela. O órgão informou, no entanto, que não há risco de apagão.

Conforme o ONS, no minuto seguinte ao término de transmissões com grande audiência ocorre um efeito chamado 'rampa de carga', porque as pessoas retomam suas atividades normais - como tomar banho, acender as luzes da casa ou abrir a geladeira - simultaneamente em um curto espaço de tempo.