ASSINE
search button

Dilma viaja para EUA para abrir assembleia da ONU na terça  

Compartilhar

A presidente Dilma Roussef embarca neste sábado (22), às 22h para Nova Iorque, onde abrirá sessão da 67ª Assembleia-Geral das Nações Unidas. É a segunda vez que realiza discurso de abertura da conferência, onde deverá abordar temas como crise financeira, Oriente Médio e meio-ambiente.

Este ano, o tema da conferência será a prevenção e a resolução pacífica dos conflitos ao redor do mundo. A adoção dos compromissos firmados durante a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20. A abertura da assembléia é sempre feita pelo Brasil, já que o país foi a primeira nação a aderir ao organismo internacional. Em 2011, Dilma foi a primeira mulher a fazer o discurso inaugural da ONU. 

Dentre os assuntos que serão abordados pela presidente, segundo a assessoria do Planalto, estão o meio-ambiente, a violência no Oriente Médio além de destacar os pontos positivos do modelo brasileiro de crescimento econômico, baseado inclusão social e fortalecimento do mercado interno.

Antes da abertura, Dilma terá uma reunião bilateral com o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki Moon. A presidente também faz participação em um evento do Council on Foreing Relations, uma organização norte-americana independente dedicada a pesquisa e a estudos de relações internacionais.

A assessoria do Planalto informou também que a presidente retorna ao país já nesta quarta-feira (26) e que, não está previsto, nenhum reunião bilateral com o presidente norte-americano, Barack Obama.