ASSINE
search button

Greve dos bancários fecha 9 mil agências no 4º dia

Estimativa é do sindicato, que prevê ainda intensificação do movimento

Compartilhar

No quarto dia da greve dos bancários, 9.092 agências e centros administrativos em todo o País foram fechados nesta sexta-feira, informou a Confederação Nacional dos Trabalhadores de Ramo Financeiro (Contraf). Na terça-feira (18), início da paralisação, 5.132 agências foram fechadas, já na quarta-feira foram 7.324 e o número passou para 8.527 na quinta-feira.

De acordo com a Contraf, como a negociação com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) não está evoluindo, a categoria permanecerá parada na próxima semana e promete intensificar a paralisação.

Em São Paulo, cerca de 35.770 bancários participam das paralisações, que correspondem a 711 locais de trabalho fechados, segundo dados do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Na terça-feira, a Febraban divulgou nota lamentando a greve e apresentando as propostas enviadas aos bancários, entre elas, uma prevê reajuste de 6% para salários, pisos, benefícios e Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Entenda

Os bancários aprovaram greve por tempo indeterminado nas assembleias realizadas em todo o País no dia 12 de setembro. A categoria rejeitou a proposta dos bancos, de reajuste de 6%, que foi considerado insuficiente. Os bancários reclamam da falta de diálogo e negociação com as instituições financeiras.

A categoria quer reajuste salarial de 10,25%, com 5% de aumento real, e o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários mais R$ 4,961,25 fixos. A categoria também exige a criação de planos de cargos, carreiras e salários para todos os bancários, entre outras reivindicações.

Como agir durante a greve:

Em virtude da greve, o consumidor não perde a obrigação de pagar contas, boletos ou qualquer tipo de cobrança. Segundo informou o Procon-SP, as empresas credoras devem oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados.

Para efetuar o pagamento de contas antes do vencimento, o consumidor pode utilizar os caixas eletrônicos, bancos 24 horas, internet banking, aplicativos de celular e tablets, correspondente bancário em lotéricas, agências dos Correios e supermercados, ou débito automático. Após o vencimento, os boletos podem ser pagos apenas no correspondente bancário em lotéricas, agências dos Correios e supermercados.

Os saques ficam limitados a R$ 1 mil por dia no caixa eletrônico, banco 24 horas, correspondentes bancários em lotéricas, agências dos Correios e supermercados. Aos correspondentes bancários também são limitados os saques em três transações por dia.

A consulta de extratos e saldo pode ser feita por meio dos caixas eletrônico, banco 24 horas, internet banking, aplicativo de celular e tablets, telefone, correspondente bancário, lotéricas ou agências dos Correios. A retirada de talão de cheques é feita ou no caixa eletrônico ou por meio do internet banking, assim como o bloqueio ou desbloqueio de cartões.