ASSINE
search button

Andes suspende greve unificada nas universidades federais nesta semana

Compartilhar

O Sindicato Nacional dos Docentes das instituições de Ensino (Andes) encaminhou a suspensão da greve nacional unificada dos docentes das universidades federais nesta semana. A instituição enviou nota oficial sobre o assunto neste domingo (16).

De acordo com o Andes, a decisão foi tomada "após criteriosa avaliação do quadro das assembleias gerais". O Sindicato encaminhará a suspensão unificada da greve para as instituições de 17 a 21 de setembro. 

"Foram estabelecidas várias ações para a continuidade da mobilização da categoria no enfrentamento dos ataques à educação pública federal que estão materializados no PL 4368/12. Seguimos fortes na defesa da reestruturação da carreira e na luta pela  valorização e melhoria das condições de trabalho", diz trecho da nota. 

Greve

A paralisação começou em 17 de maio e contou com participação de 57 das 59 universidades federais do país - apenas as instituições do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Itajubá (Unifei) não aderiram. Até a semana passada, ainda havia 13 instituições em greve, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). 

Agora a discussão gira em torno da reposição das aulas. O MEC quer que as instituições reponham integralmente as aulas perdidas pelos alunos. Cada instituição terá autonomia para estabelecer seu próprio calendário de reposição, mas o período letivo deve prosseguir até 2013. 

As últimas universidades a saírem da greve, na sexta-feira (14), foram as do Paraná, Mato Grosso do Sul, Piauí e Rural do Rio de Janeiro, segundo informou o MEC. Na quinta-feira (13), os professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Federal de Tocantins e a Federal de Roraima haviam encerrado a paralisação.

Na quarta-feira (12), as universidades federais do Amazonas (UFAM), Maranhão (UFMA), Uberlândia (UFU), Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Ouro Preto (UFOP) e Paraíba (UFPB) decidiram encerrar a greve.