ASSINE
search button

Dilma exalta mestres e não comenta greve em evento da Olimpíada de Matemática

Presidente participou de cerimônia de premiação no Teatro Municipal do Rio 

Compartilhar

As vaias dos cerca de 200 manifestantes, que fecharam a Avenida Rio Branco por cerca de 40 minutos nesta segunda-feira (27), não ecoaram no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, na Cinelândia, onde estavam reunidos a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Ambos participavam da cerimônia de premiação de 500 estudantes da 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Em discurso, a presidente disse que aquela solenidade só era possível graças aos professores daqueles jovens, ignorando os grevistas daquela mesma categoria que faziam uma grande manifestação do lado de fora do teatro. A greve dos docentes da rede federal de ensino dura mais de três meses e o governo federal já encerrou as negociações, antes de atender a maioria dos docentes.

O diálogo entre o governo federal e os professores foi encerrado no último dia 3 de agosto, quando um acordo foi assinado com o Sindicato de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes). O Proifes representa a minoria dos docentes. As entidades de classe da maioria, o Andes-SN e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), rejeitaram a proposta governamental de reajuste de 20% a 45%.

"Antes de mais nada gostaria de cumprimentar os professores. Uma escola só se faz um ambiente de superação com a participação dos mestres. Ninguém nasce sabendo e é necessário esforço para se adquirir conhecimento", afirmou. "Este momento é importante para mim, porque sei que este país vai dar os passos necessários se estes talentosos jovens tiverem oportunidade. Cumprimento mais uma vez os mestres e pais de alunos que os encaminharam em seus primeiros passos na direção da Ciência", repetiu.

Premiação

A premiação no Teatro Municipal do Rio contemplou 500 alunos de toda a rede pública de ensino do país, que receberam medalhas de ouro das mãos da presidente. Ao todo, 18 milhões de jovens participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática de 44 mil escolas em todo o país.

Entre os vencedores de medalhas de ouro estão Indiana Jhones dos Santos, de uma colônia de pescadores em Coruripe (AL); João Lucas Gambarra, de Quixaba (PE); Álvaro Tavares de Oliveira, de Parnamirim (RN); Dante Henrique Andrade de Oliveira, de Passos (MG); e as irmãs gêmeas Marli e Marisa dos Reis Cantarino, de Rio Grande da Serra (SP). No Rio de Janeiro concentra-se o maior número de pentacampeões: seis ao todo.

A cerimônia também contou com a presença dos hexacampeões André Luiz de Mesquita Melo, do Rio de Janeiro (RJ); de André Macieira Braga Costa, de Belo Horizonte (MG), que conquistou medalha de prata na Olimpíada Internacional de Matemática em 2011; e Henrique Gasparini Fiuza do Nascimento, de Brasília (DF), premiado com uma medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática, em 2012.

Foram premiados 500 estudantes com medalhas de ouro; 900 com medalhas de prata e 1.802 com medalhas de bronze. Receberam menções honrosas 30 mil estudantes.  

Também foram premiados 131 professores, que ganharam um computador portátil com programas para o ensino da matemática, e 84 escolas, que, além do computador portátil, receberam um kit de projeção móvel (datashow e tela). Em nenhum momento a presidente mencionou a greve dos professores.