ASSINE
search button

Pesquisa: maioria quer punição no mensalão, mas não crê em prisões 

Compartilhar

Pesquisa Datafolha divulgada hoje pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que a maioria dos brasileiros defende a condenação dos principais réus do mensalão, mas só um em cada dez acredita que eles serão presos ao fim do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). 

Segundo o levantamento, 73% da população acham que os acusados de participar do escândalo devem ser mandados para a cadeia, enquanto 11% dizem acreditar que isso acontecerá. Os números se invertem em relação à hipótese de absolvição dos réus: apenas 5% torcem para que sejam inocentados e 43% estão convictos de que esse será o resultado do julgamento. Outros 14% defendem que os réus sejam condenados, mas não recebam pena de prisão, resultado esperado por 37% dos entrevistados.

Para 82% da população o mensalão foi um caso de corrupção que envolveu uso do dinheiro público para comprar votos no Congresso, mostrando amplo apoio à tese defendida pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Só 7% dizem confiar na linha de defesa dos réus, que sustentam que houve apenas caixa-dois de campanha. 

Sobre o nível de informação do caso, 81% disseram ter tomado conhecimento do mensalão, mas apenas 18% se consideram bem informados. Ainda assim, 75% se disseram a par do julgamento. Em relação à cobertura da imprensa, 45% a consideram completa e 42%, incompleta. Para 46%, o trabalho dos veículos é parcial e para 39%, imparcial. E 46% o consideram "sério" e 38%, "sensacionalista". 

O Datafolha ouviu 2.562 pessoas na quinta-feira. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.