ASSINE
search button

Acompanhe o julgamento do mensalão no STF

Compartilhar

Começa nesta quinta-feira o julgamento do mensalão, no Supremo Tribunal Federal (STF). Após o início dos trabalhos, o advogado Márcio Thomaz Bastos questionou  se o STF é competente para julgar todos os réus do caso, já que alguns não possuem prerrogativa de foro. Apenas três dos 38 réus teriam foro privilegiado por serem parlamentares: os deputados Valdemar Costa Neto (PR), João Paulo Cunha (PT) e Pedro Henry (PP).

Bastos - que defende o ex-diretor do Banco Rural José Roberto Salgado - sustenta que, para o julgamento dos demais réus, o processo deveria ser encaminhado para Justiça de primeira instância, o que foi questionado pelo relator, ministro Joaquim Barbosa.

>> Acompanhe aqui

>> Consulte o quadro com os 38 réus, crimes e penas previstas  

“Nós gastamos quase uma tarde inteira a debater essa questão do desmembramento do processo a pedido do réu Marcos Valério. Precisamos ter rigor no fazer as coisas neste país. O mais alto tribunal deste país decidiu, não vejo razão, me parece até irresponsável voltar a discutir essa questão.”

O ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo, se posicionou de forma favorável ao desmembramento, afirmando que sempre defendeu esta medida.