Jornal do Brasil

Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

País

Greve de auditores da Anvisa afeta movimento de navios em Paranaguá

Agência Brasil

Curitiba – A greve dos auditores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está afetando a movimentação de navios no Porto de Paranaguá.

De acordo com a administração do porto, pelo menos dez navios já tiveram problemas para operar desde a última segunda-feira (16), quando auditores da Anvisa deixaram de emitir o chamado certificado de livre prática. O documento permite a entrada e saída de pessoas a bordo dos navios e o abastecimento das embarcações.

O Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Paraná (Sindapar) ingressou na Justiça com um mandado de segurança contra a Anvisa para que os certificados voltem a ser emitidos. "A emissão destes certificados, que são essenciais, não está acontecendo", afirma o presidente do Sindapar, Argyris Ikonomou.

O Poder Judiciário concedeu um prazo de 72 horas para a Anvisa se manifestar a respeito do caso. O prazo vence no fim da noite desta sexta-feira (20), mas uma eventual decisão judicial deve ocorrer somente na próxima semana. De acordo com o sindicato, já foram registrados casos de navios que desviaram ou cancelaram escala em Paranaguá em razão da greve.

Segundo a assessoria de comunicação da Anvisa, os servidores da agência estão prestando os serviços essenciais com pelo menos 30% do quadro de pessoal em todos os postos no país. Cargas de produtos perecíveis, medicamentos e artigos hospitalares estão sendo liberados.

Uma reunião entre o comando nacional de greve das agências reguladoras e o Ministério do Planejamento, marcada para ontem (19), foi adiada para a semana que vem a pedido do governo.

Entre as reivindicações dos servidores das agências estão equiparação salarial entre as áreas de gestão e finalística, a criação de uma carreira única, isonomia de remuneração e reposição salarial.

Na manhã de segunda-feira (23), servidores de diferentes agências federais com sede em Curitiba devem fazer uma manifestação em frente à sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no centro da cidade.

Tags: agência, anvisa, auditores, greve, nacional, sanitaria, vigilancia

Compartilhe: