ASSINE
search button

Polícia investiga vazamento de óleo no lago Paranoá em Brasília

Compartilhar

A Polícia Civil (PC) do Distrito Federal abriu inquérito nesta segunda-feira para investigar um derramamento de óleo no lago Paranoá, em Brasília. O caso foi registrado ontem pela 5ª Delegacia de Polícia. De acordo com o delegado Ivan Dantas, da Delegacia Especial do Meio Ambiente (Dema), ainda não é possível confirmar as causas do acidente.

Segundo Dantas, a PC realizava perícia no local por volta das 17h50, com auxílio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Os investigadores têm prazo de 30 dias para concluir o inquérito. Dantas declarou que a polícia trabalha com diversas linhas de investigação, entre elas a suspeita de que o óleo tenha vindo da rede de águas pluviais que desembocam no lago ou, ainda, que seja sobras de uma obra de asfaltamento que pode ter escorrido para o espelho d'água com as recentes chuvas.

Até o momento, a polícia não sabe a dimensão exata da mancha de óleo. De acordo com o delegado, a pena para quem comete crime ambiental pode variar entre um e cinco anos de prisão. Além disso, os culpados estão sujeitos a medidas administrativas, como multas e interdições.

A Novacap, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que encaminhou técnicos para realizar vistorias em todas as galerias próximas, para confirmar se o vazamento foi na rede de águas pluviais ou na rede de esgoto. Segundo a companhia, "em toda a extensão da rede foi detectada a presença desse óleo". A empresa declarou, também, que é "cedo" para afirmar se o derramamento foi um ato criminoso ou acidental.