ASSINE
search button

Manobra a favor de Demóstenes é 'declaração de cumplicidade', diz senador

Senadores estariam planejando manobra para esvaziar votação de cassação

Compartilhar

A possibilidade de um boicote à sessão que pode cassar o senador Demóstenes Torres (Sem partido – GO) é encarada com preocupação por seus colegas de plenário. Sensibilizados por seus depoimentos, alguns parlamentares estariam organizando uma falta coletiva no dia em que o destino do acusado de envolvimento com o bicheiro Carlinhos Cachoeira será votado. Melindrados, alguns membros do Senado, embora a data de votação ainda não tenha sido escolhida, mobilizam-se para impedir a execução da manobra.

Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) lamentou a movimentação em favor de Demóstenes Torres e disse que já se movimenta no sentido de esvaziar a manobra.

“Estamos organizados e vamos recorrer aos meios possíveis. Não comparecer é votar em favor de Demóstenes. É muito importante que a população se mobilize para cobrar a presença de seus representantes.

Para Álvaro Dias (PSDB-PR), líder dos tucanos no Senado, o parlamentar que faltar a votação da cassação de Demóstenes ficará caracterizado como ‘avalista da impunidade’. Segundo o senador, autor da PEC 86/2007, que propõe o voto aberto para decisões sobre a exclusão de senadores, boicotar a sessão seria um tiro no pé.

“Existe um movimento silencioso e cauteloso pró-Demóstenes”, lamentou. “No entanto, o não comparecimento à votação seria uma declaração de cumplicidade destes malandros. Não faz sentido algum”.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) acredita que o movimento já começa esvaziado. Segundo ele, as acusações que pesam contra Demóstenes são ‘gravíssimas e tendem a piorar’ com a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico da construtora Delta em todo o país.

“Estamos atentos mas, sinceramente, não acredito que meus colegas façam algo do tipo”, duvidou. “O Demóstenes está numa posição de sofredor, vitimizado. Até a votação, ninguém mais lembrará desta pose. E bastam 41 votos pela sua cassação, acho que as ausências não seriam vultosas a ponto de impedir isso”.