ASSINE
search button

J&F desiste de adquirir a Delta Construções após quebra de sigilo da CPI

Compartilhar

A J&F Holding, controladora do frigorífico JBS-Friboi, que há menos de um mês havia assumido o controle da empreiteira Delta Construções, decidiu nesta sexta-feira (1) não adquirir a empresa. A decisão foi fortemente influenciada após a CPI do Cachoeira, que investiga as relações promíscuas entres parlamentares, governadores, empresários com o contraventor Carlinhos Cachoeira, ter aprovado quebra de sigilos bancário, fiscal e telefônico, em nível nacional, da construtora, investigada por irregularidades nos contratos com o governo federal. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, a holding quer se manter apenas como gestora da construtora e criar uma empreiteira chamada J&C.

Em comunicado à imprensa, a J&F afirmou “que rescinde hoje o memorando de entendimentos que prevê a gestão do Fundo de Investimento em Participações Sofi, controlador da Delta Construções S.A., e a opção de compra do controle acionário do Grupo Delta”. Ainda, informou que “o prolongamento da crise de confiança sobre a Delta tem deteriorado o cenário econômico-financeiro da construtora, gerando um fluxo financeiro negativo e alterando substancialmente as condições inicialmente verificadas”.

Em 9 de maio, a holding assumiu a administração da Delta, mas afirmou que só se pronunciaria sobre a aquisição da empresa após auditoria nos ativos e contratos, o que, segundo a J&F, seria a base de cálculo para a operação.

Delta e contratos

A Delta Construções detém atualmente cerca de duzentos contratos com o governo, que totalizam R$ 4,5 bilhões, sendo credora de, ao menos, R$ 900 milhões, segundo o jornal O Globo.

A Controladoria Geral da União (CGU) já declarou a construtora como inidônea, mas a empresa pode não perder os contratos firmados com o governo devido às brechas jurídicas sobre o cancelamento dos contratos vigentes.