ASSINE
search button

Ministro do STF diz que é legítimo Lula opinar sobre julgamento

Compartilhar

Para o segundo ministro mais antigo dos 11 integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, é legítimo e normal que o ex-presidente Lula manifeste a sua opinião sobre a data que considera mais conveniente para o julgamento do mensalão. 

A opinião é baseada em dois motivos: Lula é leigo na área de direito e, em segundo, integra o PT e sabe que, se houver condenação de pessoas ligadas ao partido, isso irá repercutir nas eleições municipais. As informações foram publicadas no jornal Folha de S. Paulo.

Segundo a revista Veja , o ex-presidente teria revelado o desejo do julgamento do mensalão ser adiado para o ministro do STF, Gilmar Mendes, em um encontro em abril no escritório do ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim. Em troca do apoio para adiar a data, o petista teria oferecido "blindagem" a Mendes na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista do Cachoeira. 

Apesar de considerar aceitável que o ex-presidente dê a sua opinião sobre as datas de julgamento, Marco Aurélio acredita que o local e o encontro em si entre Lula e Mendes estão errados.