ASSINE
search button

Governo recebe petição pelo veto ao Código Florestal 

Compartilhar

No dia em que Dilma Rousseff poderá vetar o Código Florestal, uma organização global de campanhas chamada Avaaz entregou à Presidência da República uma petição com 1,9 milhão de assinaturas pedindo que a presidente barre a nova lei, aprovada no mês passado pela Câmara dos Deputados. 

Na página da organização da Internet, o número de assinaturas neste momento já ultrapassa a marca de 2 milhões. Segundo a organização, embaixadas brasileiras ao redor do mundo receberam mais de 2,5 mil telefonemas pedindo o veto.

"O texto aprovado é um texto horrível. É muito difícil pensar uma solução que respeite algum pedaço desse texto, é o texto do desmatamento. A gente quer o veto total ao desmatamento. Esse texto com aquilo que está lá tem de ser inteiramente rechaçado", disse o diretor de campanhas Pedro Abramovay, após audiência em que foi recebido pelos ministros da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

"Hoje o debate é um debate muito claro a favor do veto, não é um debate só técnico, hoje o veto pode ser feito porque as pessoas se mobilizaram, mobilizar faz a diferença", avaliou.

Um dos integrantes da organização é o cineasta Fernando Meirelles que defende o veto total ao projeto de lei. "É uma decisão que terá um impacto no futuro de todos nós", disse em um artigo em apoio à campanha.

Com mais de 1,5 milhão de membros no Brasil, a Avaaz engrossa o coro pelo veto presidencial ao Código. Por quase um mês, as palavras de ordem "Veta, Dilma" se tornaram um fenômeno na internet e ganhou apoio de artistas e personalidades públicas.