ASSINE
search button

Governo de SP determina divulgação de salários de servidores na internet 

Compartilhar

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou nesta sexta-feira que os salários de todos os servidores do executivo estadual serão divulgados "o mais rápido possível". Sem estabelecer um prazo, Alckmin afirmou que determinou à Casa Civil e à Secretaria de Gestão Pública que tornem pública a lista com todos os salários do governo do Estado. De acordo com o governador paulista, serão divulgados os vencimentos dos membros ativos, aposentados e pensionistas do executivo.

Segundo Alckmin, a divulgação dos nomes será feita por meio da internet. Maiores detalhes, no entanto, não foram anunciados. O governador declarou que as secretarias envolvidas irão se reunir com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) para viabilizar o acesso da população às informações.

Em vigor desde a última quarta-feira, a Lei de Acesso à Informação regulamenta o acesso a dados do governo, pela imprensa e pelos cidadãos, e determina o fim do sigilo eterno de documentos oficiais. Pela nova lei, o prazo máximo de sigilo foi limitado a 25 anos para documentos ultrassecretos, a 15 anos para os secretos e a cinco para os reservados. Os documentos ultrassecretos poderão ter prazo de sigilo renovado apenas uma vez.