O técnico em telecomunicações Cleyton Vitor Lima, 28 anos, uma das vítimas da colisão envolvendo dois trens da linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo, disse que a composição em que ele estava circulava em baixa velocidade no momento do choque, na manhã desta quarta-feira. "Os alto-falantes informaram que a velocidade foi reduzida por problemas na Estação Carrão. Após a colisão, houve pânico. Vi uma mulher ser pisoteada. Como as portas automáticas não funcionaram, precisei quebrar a janela para as pessoas saírem", relatou.
De acordo com o corretor de imóveis Fernando Gomes Silveira, 22 anos, uma tragédia foi evitada pela baixa velocidade. "O trem vinha devagar, quase parando. Senti a pancada e vi um monte de gente voando", informou ele. Duas composições da linha 3-Vermelha que circulavam no sentido Palmeiras/Barra Funda colidiram próximo à estação Carrão do Metrô, às 9h50 desta quarta-feira. O acidente chegou a causar 75 km de congestionamento na cidade.
Mais de 30 usuários se acidentaram, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, e foram socorridos por agentes de segurança do próprio metrô, do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo levados para hospitais da região. Conforme os bombeiros, 68 homens em 23 viaturas atuaram no socorro.
A corporação informou que não houve vítimas em estado grave. As causas do acidente estão sendo apuradas pelo Metrô. Na zona leste, região do acidente, foram 19 km de trânsito lento. Devido ao acidente, a circulação dos trens na Linha 3-Vermelha era realizada somente entre as estações Palmeiras/Barra Funda e Tatuapé. Para atender os usuários no trecho entre as estações Tatuapé e Corinthians/Itaquera, o Metrô acionou o serviço do Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) e mantinha integração gratuita com a CPTM nas estações Tatuapé e Corinthians/Itaquera.
Devido ao acidente, todas as linhas de ônibus que circulam na Radial Leste seguiam direto até a estação Tatuapé do Metrô, deixando de atender as estações Itaquera, Arthur Alvim, Patriarca, Guilhermina Esperança, Vila Matilde, Penha, e Carrão, informa a SPTrans. A integração das linhas de ônibus com as estações do metrô foi suspensa.