ASSINE
search button

Líder do PPS diz que venda da Delta para JBS cheira a negociata 

Compartilhar

O líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), afirmou na noite desta terça-feira que a venda da construtora Delta, que está no centro do escândalo da organização criminosa de Carlinhos Cachoeira, para a holding da JBS “cheira a negociata”. A anúncio oficial do negócio deve ser feito nesta quarta-feira.

“Isso me parece negociata pura. Que intenção tem a JBS em comprar uma empresa que está no olho do furacão de uma CPI e que tem contratos milionários com o governo federal sendo questionados. Tem coisa por trás disso”, alertou o parlamentar.

O deputado disse que a sociedade precisa estar atenta para a injeção de dinheiro público nessa operação empresarial. Bueno lembra que o BNDES já aportou mais de R$ 10 bilhões no frigorífico JBS, aumentando sua participação no grupo para 31%. A maior parte via instrumentos de mercado, como compra de ações e debêntures, com condições menos favoráveis do que as tradicionais linhas de crédito ofertadas pelo banco.

“Podemos estar diante de mais uma negociata envolvendo dinheiro público na compra de empresas privadas. Imagine o governo emprestar dinheiro para a compra de uma empresa (a Delta) acusada de lesar os cofres públicos. Isso precisa ser acompanhado de perto”, defende o parlamentar.

Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central no governo do PT e atual presidente do conselho de administração da J&F, a holding da JBS, é um dos cotados para assumir o comando da construtora Delta caso a venda se concretize. 

O líder do PPS ressalta ainda que, em 2008, a Operação Santa Tereza, da Polícia Federal, descobriu uma quadrilha que operava na intermediação de empréstimos junto ao BNDES. Entre os beneficiários estaria o grupo JBS/Friboi. O Ministério Público Federal também averigua possíveis irregularidades na aquisição de debêntures do grupo JBS/Friboi pelo BNDES.