ASSINE
search button

Brizola Neto é escolhido o novo ministro do Trabalho

Compartilhar

O deputado Brizola Neto (PDT-RJ) foi convidado nesta segunda-feira para assumir o Ministério do Trabalho. O acerto foi costurado nesta manhã, durante encontro entre a presidenta Dilma Rousseff e o presidente do PDT, Carlos Lupi, e confirmado em anúncio feito pela ministra da Comunicação Social, Helena Chagas. A posse deve ocorrer nesta quinta-feira.

>> 'JB' antecipou. Leia: Já surge um nome para substituir Lupi 

>> Aos 33 anos, Brizola Neto é o ministro mais jovem do governo Dilma 

A pasta estava sob o comando de Paulo Roberto Pinto, ex-secretário executivo do ministério, desde o fim de dezembro. Ele assumiu o lugar de Lupi , que teve de deixar o cargo depois de denúncias de irregularidade em contratos com ONGs. 

De acordo com  o líder do PDT na Câmara e vice-presidente da legenda, deputado André Figueiredo (RJ), três nomes estavam cotados para assumir a pasta: além de Brizola Neto, o deputado Vieira da Cunha (RS) e o secretário-geral do partido, Manoel Dias, também teriam sido analisados.

O novo ministro, que está em Brasília, foi chamado às pressas ao Palácio do Planalto para ser comunicado da decisão. Dilma foi convencida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a não passar as comemorações do Dia do Trabalhador sem um nome definitivo à frente da pasta que cuida das políticas para o setor. 

Brizola Neto, 33 anos, é o mais novo ministro da Esplanada dos Ministérios. Filiado ao PDT desde 1997, é neto do ex-governador Leonel Brizola e foi vereador da cidade do Rio de Janeiro antes de ser eleito para o primeiro mandato como deputado federal, em 2006.

Veja nota sobre anúncio do novo ministro do Trabalho.

"Nota à Imprensa

A presidenta da República, Dilma Rousseff, convidou hoje o deputado Brizola Neto para assumir o Ministério do Trabalho e Emprego. A presidenta manifestou confiança de que Brizola Neto, ex-Secretário de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro, ex-vereador e deputado federal pelo PDT, prestará grande contribuição ao país.

A presidenta agradeceu a importante colaboração do ex-ministro Carlos Lupi, que esteve à frente do Ministério no primeiro ano de seu governo, e do ministro interino Paulo Roberto dos Santos Pinto na consolidação das conquistas obtidas pelos trabalhadores brasileiros nos últimos anos.

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República"

Com Portal Terra