ASSINE
search button

Veja o que abre e fecha no feriadão de 1º de maio no Rio e em São Paulo 

Compartilhar

Em função do Dia do Trabalho, comemorado no 1º de maio, terça-feira, bancos não funcionam, e os transportes terão horário especial de funcionamento no Rio de Janeiro. Veja o que abre e fecha e como você pode consultar os serviços durante o feriado:

Bancos

Funcionam em horário normal (10h às 16h) na segunda-feira e fecham na terça.

Correios

Apenas a unidade situada no aeroporto internacional Tom Jobim funciona na terça-feira, das 8h às 15h. No sábado e na segunda, as agências funcionam normalmente.

Shoppings

Na segunda, os shoppings abrem normalmente. Na terça, cada um tem um horário específico de funcionamento. O Rio Sul, por exemplo, terá as lojas abertas das 15h às 21h, e a praça de alimentação funcionando das 12h às 22h. O Norte Shopping terá as lojas funcionando das 13h às 21h. Já a praça de alimentação abre às 10h, permanecendo em funcionamento até 22h. No Barra Shopping, as lojas abrem das 15h às 21h. Praça de alimentação e áreas de lazer funcionam das 10h às 23h.

Supermercados

Funcionam normalmente na segunda. Na terça, o funcionamento é facultativo, e a abertura das lojas fica a cargo de cada rede.

Comércio de rua

As lojas abrem normalmente na segunda-feira, das 9h às 18h. Na terça, os estabelecimentos permanecem fechados.

Barcas

Horário especial na segunda e na terça. O ramal Praça Quinze - Araribóia (Niterói) opera com intervalos de 30 minutos na segunda, exceto das 7h às 9h e de 17h às 19h. Nesses horários, os intervalos caem para 15 minutos. Das 19h às 20h, as barcas saem a cada 20 minutos. Das 20h às 23h30, voltam para 30 minutos. Já na terça, os intervalos serão de 30 minutos. Na linha entre a Praça Quinze e Charitas (Niterói), as barcas terão intervalos de 30 minutos na segunda-feira. Na terça, elas não circulam.

No trecho entre a Praça Quinze e Paquetá, as barcas saem, na segunda, às 5h15, 7h10, 10h30, 13h30, 16h, 17h45, 19h, 21h e 23h. Na terça, partem às 5h15; 7h10; 10h30; 13h30; 16h; 17h45; 19h; 21h; 23h. Entre a Praça Quinze e Cocotá, na Ilha do Governador, as barcas têm partidas, na segunda, às 08h10, 10h30, 12h50, 17h30 e 18h40. No feriado de 1º de maio, não funcionam.

Metrô

Funciona normalmente na segunda, das 5h até a 0h. Na terça e na sexta, os horários de operação são os mesmos do domingo, das 7h às 23h. Nos três dias, a conexão entre as linhas 1 e 2 terá que ser feita na estação do Estácio.

Hospitais e postos de saúde

A rede municipal e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam de forma ininterrupta. Os polos de atendimento à dengue abrem das 8h às 20h na terça-feira.

Coleta de Lixo

Os serviços de coleta de lixo domiciliar e seletiva, assim como a poda de árvores, será normal na terça-feira. A limpeza de áreas públicas com maior circulação de pedestres e de concentração popular será feita normalmente.

Veja o que abre e o que fecha no feriadão de 1º de maio em SP

Abastecimento

No dia 30 de abril os mercados municipais e sacolões seguem seu esquema de funcionamento habitual.

Já no dia 1º de maio, os mercados municipais funcionarão nos seguintes horários: Central Leste, Vila Formosa e Teotônio Vilela, das 7h às 13h; Pirituba, das 7h às 14h; Ipiranga, Penha, Sapopemba e Tucuruvi, das 8h às 13h, e Guaianases, das 8h30 às 13h. Kinjo Yamato, Lapa, Paulistano, Santo Amaro, Pinheiros e São Miguel estarão fechados.

Os sacolões abrirão no Dia do Trabalho nos seguintes horários: Jaguaré, das 6h30 às 13h; Santo Amaro, das 7h às 12h; Brigadeiro e COHAB Adventista, das 7h às 13h; Butantã, das 7h às 13h30; Rio Pequeno, Jaraguá e Bela Vista, das 7h às 14h; Avanhandava e Piraporinha, das 7h às 14h30; City Jaraguá, das 7h30 às 14h; Estrada do Sabão e Freguesia do Ó, das 7h às 15h; e Cidade Tiradentes, das 8h às 15h. João Moura, São Miguel e Lapa não funcionarão.

As feiras livres funcionarão nos locais e horários habituais no feriado. Nas segundas-feiras não são realizadas feiras livres.

Assistência Social

Os serviços de emergência e acolhida funcionam 24 horas no feriado e no dia 30. Abrem: abrigos, Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência, Centros de Acolhida. Não abrirão: Loja Social, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Coordenadoria de Assistência Social e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Cultura

Funcionarão no feriado: Capela do Morumbi, Casa da Imagem e do Som (antiga Casa nº 1), Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa Modernista, Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (das 10h às 18h), Beco do Pinto, Galeria Olido, Monumento à Independência, Sítio da Ressaca, Solar da Marquesa de Santos, Theatro Municipal (apresentação do Balé da Ucrânia, às 17 horas), os ônibus-biblioteca e o Pavilhão das Culturas Brasileiras.

Não abrirão os teatros e bibliotecas de bairro, os bosques de leitura, o Arquivo Histórico Municipal, a Escola Municipal de Bailado, a Escola Municipal de Iniciação Artística, a Escola Municipal de Música, os Pontos de Leitura e oMuseu do Teatro Municipal.

Educação

Os CEUs (Centros Educacionais Unificados) só abrirão para as atividades culturais e de recreação, nos horários habituais.

Esporte

Os Clubes Escola e os Clubes da Comunidade atenderão em regime de plantão e apenas para atividades esportivas e de lazer.

Saúde

Os hospitais, prontos-socorros e AMAs 24 horas funcionam todos os dias. As AMAs tradicionais funcionam normalmente, mesmo no dia 1º de maio. As UBSs fecham na sexta (27/4) e voltam a funcionar na quarta (2/5). As AMAs Especialidades funcionam até o sábado (28/4), ficam fechadas na segunda (30/4) e na terça-feira (1º/5), reabrindo na quarta-feira (2/5).

Subprefeituras

As Praças de Atendimento não funcionarão, retornando às atividades na quarta-feira (2).

Trabalho

As unidades fixas e móveis do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) e do Banco de Microcrédito São Paulo Confia estarão fechadas no dia 30 de abril e no feriado, retornando às atividades no dia 2 de maio, em seus horários habituais.

Poupatempo

Os postos de atendimento do Poupatempo não funcionam no dia 1º de maio. Nos demais dias, o funcionamento é no horário habitual.

Água

A Sabesp informou que o serviço de atendimento telefônico da companhia (195) vai funcionar 24 horas, atendendo casos emergenciais.

Verde e Meio Ambiente

Os parques municipais abrirão no feriado. Na segunda-feira (30), somente o Parque da Luz ficará fechado para manutenção.

Metrô

A partir do dia 27, o Metrô implantará estratégia especial de operação para facilitar a viagem de quem for deixar a cidade durante o feriado prolongado de 1º de maio, Dia do Trabalho.

Na Linha 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi), principal via de acesso aos terminais rodoviários Jabaquara e Tietê, haverá reforço na oferta de viagens no período da noite de sexta-feira. Nas demais linhas, a frota de trens em circulação não sofrerá alterações. 

Durante o sábado e o domingo (28 e 29/04), a frota de trens em operação em todas as linhas metroviárias será equivalente a de um final de semana típico. 

Na segunda-feira (30), ponte do feriado, todas as linhas e estações do Metrô voltam a funcionar normalmente, a partir das 4h40 da manhã. A oferta de trens em todas as linhas também será mantida semelhante à que opera em dia útil comum. 

Na terça-feira, dia 1º, as linhas 1-Azul (Jabaquara¿Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda) que em razão do feriado funcionariam como em um domingo típico, terão reforço na oferta de viagens. Serão 68 viagens a mais na Linha 1-Azul e 84 na Linha 3-Vermelha. Nas linhas 2-Verde (Vila Prudente - Vila Madalena) e 5-Lilás (Capão Redondo - Largo Treze), não haverá mudança na programação das viagens. 

Na quarta-feira, dia 2, para atender aos que retornam do feriado prolongado, a circulação dos trens será antecipada para as quatro horas da manhã nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, por onde desembarcam os usuários que chegam pelos terminais rodoviários Tietê, Jabaquara e Barra Funda. Na Linha 5-Lilás, a operação terá início no horário habitual; ou seja, a partir das 4h40. 

CPTM

Neste fim de semana - dias 28 e 29 de abril - obras de modernização e manutenção da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vão alterar os horários e trechos específicos da operação. Os trabalhos serão realizados em períodos de menor movimentação, com o objetivo de reduzir o impacto aos usuários.

A Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) vai operar parcialmente, após ser fechada aos domingos para obras de modernização. A integração com a Linha 4-Amarela estará aberta. Para o trecho entre as estações Pinheiros e Grajaú haverá ônibus gratuitos pelo sistema PAESE.

Programe sua viagem seguindo o horário de operação previsto para o fim de semana:

Linha 7-Rubi (Luz - Jundiaí): Das 15h do sábado dia 28 até o final da operação comercial de domingo dia 29, serão realizados serviços de implantação dos aparelhos de mudança de via entre as estações Caieiras e Perus, o que ocasionará maior intervalo médio entre as composições. No domingo, por conta do lançamento de vigas entre as estações Barra Funda e Luz, será acionado o PAESE, serviço de ônibus gratuito, do início da operação até o meio-dia. 

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes - Itapevi). Das 18h do sábado dia 28 até o final da operação comercial de domingo dia 29, as composições vão circular com maior intervalo médio por conta de obras de manutenção que serão feitas entre as estações Carapicuíba/Antônio João. 

Linha 9-Esmeralda (Osasco - Grajaú). Ao longo de todo o domingo 29, os trens vão circular normalmente entre as estações Presidente Altino e Pinheiros.

Linha 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra). No domingo 29, das 8h às 18h30, por conta da manutenção da rede aérea, as composições vão operar com intervalo maior entre as estações Mauá e Capuava.

Linha 11-Coral (Guaianazes - Luz). No domingo 29, por conta de serviços de manutenção de rede aérea e via férrea, entre as estações Itaquera/Guaianazes, as composições vão operar com intervalo maior.

Linha 11-Coral (Guaianazes - Estudantes). No domingo 29, das 8h às 20h, as composições vão operar com intervalo maior para a realização dos serviços de substituição de trilhos e limpeza de faixa entre as estações Suzano e Brás Cubas.

Linha 12-Safira (Brás - Calmon Viana). A partir das 18h de sábado 28 até o fim da operação do domingo dia 29, as composições circularão com maior intervalo devido à realização de obras para implantação de sinalização na via férrea entre as estações Jardim Romano/Aracaré.