ASSINE
search button

Avó de Sean Goldman critica entrevista do menino à TV norte-americana

Compartilhar

Quase dois anos e meio após a dramática separação do menino Sean Goldman de seus avós, Silvana Bianchi e Raimundo Carneiro, o caso voltou a ser notícia na mídia americana. O pai de Sean, David Goldman, que já lançou um livro sobre a experiência, participou de um programa na rede de TV norte-americana NBC, onde comentou a entrevista de Sean para o programa Dateline, na mesma emissora, exibida nesta sexta-feira (27). Para a jornalista Meredith Vieira, Sean disse que seu pai é como um guia para ele e que os dois últimos anos de sua vida têm sido melhores que os cinco anos que passou no Brasil, quando, segundo o menino de 11 anos, se perguntava onde estava seu pai. A avó materna de Sean, que ainda não conseguiu o direito de ir visitar o neto em Nova Jersey, onde mora, conversou com o JB sobre sua impressões desta exposição. 

O que a senhora achou desta exposição na mídia norte-americana?

Achei lamentável. Eles estão veiculando isso há bastante tempo e eu já sabia, mas achei realmente triste você colocar o sofrimento de uma criança de onze anos para o mundo inteiro. É de um gosto um pouco duvidoso.

Acha que foi um oportunismo?

O David já lançou este livro há um ano, e esta relançando. O que você acha?

A senhora viu as imagens da entrevista? O que achou da imagem do Sean?

Só vi a fotografia, não consigo ver o vídeo. A minha alma chora quando começo a ver. Achei ele muito triste pela foto, com um olhar sem brilho, bem triste.

A apresentadora do programa citou os processos que a senhora move contra David. Como estão estes processos?

Não estou movendo nenhum processo contra o David. Não estou com nenhuma ação na justiça pra ter a guarda do Sean. Tenho no Supremo Tribunal Federal um habeas corpus pedindo que o Sean seja ouvindo antes de sair do Brasil que, portanto, já perdeu a validade. Quando o Sean saiu do Brasil, saiu com acordo assinado pelo ministro Gilmar Mendes afirmando que iria continuar se relacionando com a família brasileira, que os laços não seriam cortados. Este acordo não foi respeitado. 

A senhora já tentou ir visitá-lo? Há quanto tempo está sem vê-lo?

Sim, já tentei. Não o vejo desde dezembro de 2009. Há dois anos tentei ir visitá-lo, mas não consegui. Agora fico esperando decisão da justiça porque é muito complicado ir sem uma decisão judicial. Não sou o tipo de pessoa que se submete a uma coisa dessa.

Por que David a impede de visitar Sean?

Ele disse que não permite porque impôs condições que a gente não cumpre. Meus advogados já tinham falado com os advogados dele que nós aceitávamos  as condições, que envolviam uma série de coisas, inclusive visitas supervisionadas e com o psicólogo de Sean e o compromisso de não expor o menino. Isso tudo foi acordado no Supremo. Mas ele disse que queria mais US$200 mil para pagar as despesas com os advogados dele. Se ele tivesse aceitado o acordo do Gilmar Mendes, não teria custo de processo nenhum.

O que acha da imagem que David tem na mídia norte-americana, de pai-herói?

A mídia americana criou isso. A NBC tem um contrato com ele, isso interessa à NBC, que fretou o avião quando Sean deixou o Brasil. À emissora interessa que ele seja visto como herói nos EUA, eles não estão fazendo isso tudo de graça.

Acha que um dia ainda vai poder voltar a ver seu neto? 

Eu não sei mais nada. Fico aguardando. Hoje em dia eu aguardo. Esperança eu vou ter sempre, o Sean é meu neto.