ASSINE
search button

PF prende sete pessoas por fraude no INSS em São Paulo

Rombo pode chegar a R* 8 milhões

Compartilhar

Em ação em conjunto com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), a Polícia Federal prendeu sete suspeitos de fraudes no recebimento de benefícios da Previdência Social. A Operação Gerocômio ocorreu simultaneamente nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Jundiaí, Valinhos e Campinas.

Além dos mandados de prisão, foram expedidos pela 9ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo 28 de busca e apreensão. As investigações iniciaram em outubro de 2011. Estima-se que mais de R$ 8 milhões tenham sido pagos em benefícios irregulares.

A Polícia Federal afirma que os benefícios adulterados eram solicitados sempre junto à mesma agência da Previdência Social e concedidos pelos mesmos servidores e ocorriam especialmente nos seguintes benefícios: Aposentadoria por Tempo de Contribuição, Pensão por Morte e Benefício de Amparo Social ao Idoso, conhecido por LOAS.

A PF disse que o grupo agia de duas maneiras. Para os benefícios assistenciais eram obtidas declarações falsas de familiares dos favorecidos. Para a concessão de aposentadoria por tempo de serviço e pensão por morte, era feita a conversão irregular de tempo de serviço especial ou, ainda, a inserção de vínculos ou recolhimentos fictícios no sistema informatizado da Previdência.

Os acusados irão responder pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva, corrupção ativa, falsidade documental, estelionato qualificado e inserção de dados em sistemas de informação ou documentos previdenciários, cujas penas variam de um a 12 anos de prisão.