ASSINE
search button

TSE e Ministério da Defesa firmam convênio para alistamentos 

Compartilhar

Os ministros Ricardo Lewandowski, presidente do Tribunal Superior Eleitoral e da Defesa, Celso Amorim, assinaram, nesta quarta-feira, uma Carta de Intenções para atuação de forma cooperativa no alistamento eleitoral e militar. Lewandowski ressaltou que a parceria possibilita à Justiça eleitoral “vantagens do ponto de vista econômico e orçamentário, na medida em que as forças armadas facilitarão o acesso às regiões mais remotas do país”.

O convênio possibilitará a utilização de pelotões de fronteira do Exército e navios hospitais da Marinha, por exemplo, para realizar o alistamento eleitoral de pessoas que moram em locais isolados e comunidades ribeirinhas.

A iniciativa vai ainda reduzir custos no recadastramento, e ampliar a atuação da Justiça Eleitoral em relação aos serviços que presta aos eleitores. Em troca, o TSE fornecerá dados de identificação dos jovens conscritos, alistados para o serviço militar, uma vez que o cadastro eleitoral é o mais completo do país.

O ministro Celso Amorim disse que “é com muito orgulho que as Forças Armadas trabalham em conjunto com a Justiça Eleitoral, contribuindo para cumprir a realização das eleições de forma pacífica e ordeira”. Celso Amorim destacou que, em suas várias viagens pelo mundo, sempre ouviu elogios quanto à forma segura e rápida com que o Brasil realiza e apura suas eleições.

O ministro Ricardo Lewandowski esclareceu que o convênio é o primeiro passo para a uma futura unificação dos dados cadastrais, destacando que a Justiça Eleitoral tem o maior cadastro atualizado dos brasileiros, pois é atualizado a cada dois anos, quando se realizam as eleições. Hoje, há 136,5 milhões de brasileiros registrados como eleitores.