Jornal do Brasil

Quarta-feira, 31 de Agosto de 2016

País

80% dos brasileiros são sedentários, diz IBGE 

Portal Terra

Um dos principais fatores de doenças cardiovasculares, o sedentarismo é comum entre brasileiros e atinge 80% da população, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O cardiologista do Hospital São Luiz, dr. João Vicente da Silveira, explica que a prática de qualquer atividade física regular traz benefícios à saúde do coração.

“Se praticada cinco vezes por semana, a atividade física traz um melhor condicionamento cardiovascular, diminuindo a freqüência cardíaca e ocasionando a queda da pressão arterial, além de fazer bem à saúde mental e a todo o organismo de forma geral”, garante o especialista.

Pessoas que fazem parte dos chamados grupos de risco – hipertensos, diabéticos, obesos ou com histórico familiar – devem procurar um cardiologista antes de iniciar as atividades. O ideal é que pessoas saudáveis também procurem um especialista, pois alguns problemas cardíacos podem ser assintomáticos.

Uma dúvida freqüente está relacionada à escolha do tipo de exercício físico. De acordo com o especialista, a atividade ideal é aquela que traz sensação de prazer e bem estar. Caminhadas, natação, hidroginástica e ciclismo são as mais recomendada, pois não causam danos nas articulações, desde que alongamento e aquecimento sejam realizados antes das atividades. 

“A prática regular e constante de atividade física diminui a taxa de açúcar no sangue e faz com que a dose de medicamentos também diminua. O índice de colesterol também é reduzido com a prática constante, o que diminui principalmente riscos de infarto, uma das doenças com maior incidência de mortes no mundo”, alerta o especialista.

Tags: colesterol, diabéticos, hipertensos, obesos, taxa de açúcar

Compartilhe: