ASSINE
search button

Gravação comprovaria acerto entre PMs da Bahia e do RJ para manter greve

Compartilhar

Conversas gravadas entre pessoas ligadas aos PMs grevistas na Bahia e interlocutores do Rio confirmam o que o Jornal do Brasil já havia denunciado recentemente: que há articulações entre os militares baianos e colegas de outros estados para que a greve se alastre pelo país. Os trechos das conversas também mostram que o chefe do movimento em Salvador, Marco Prisco, combina uma suposta ação de vandalismo durante a paralisação. Partes da gravação foram exibidas na noite desta quarta-feira pelo Jornal Nacional, após o JB ter denunciado que haveria acertos entre militares baianos e fluminenses.

No primeiro trecho, Prisco manda que um de seus comandados envie "toda a tropa" para Salvador. Como resposta, ouve, do outro lado da linha:

"Eu vou queimar uma viatura. Eu vou queimar duas carretas agora na Rio/Bahia".

Prisco responde: "Fecha a BR aí, meu irmão".

Outra gravação comprova o que o JB já havia adiantado: a articulação entre os militares baianos e seus colegas fluminenses, quando o cabo bombeiro do Rio de Janeiro Benevenuto Daciolo, um dos líderes do movimento grevista da corporação no ano passado. Ele fala ao telefone com uma pessoa não identificada a respeito de uma possível votação da PEC 300, emenda constitucional que unifica o piso salarial de bombeiros e policiais em todo o Brasil.

Daciolo conversa com um homem a quem ele classifica de "importantíssimo" a respeito de uma possível votação da PEC 300, a emenda constitucional que garantiria um piso salarial único para bombeiros e policiais de todo o Brasil. Na conversa, fica claro que o objetivo de estender a greve de policiais baianos ao Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados com o objetivo de prejudicar o Carnaval.

>> Contra a greve no RJ, Cabral oferece mais benefícios a policiais

"Eu estou com uma assembleia Geral amanhã no Rio de Janeiro, com a abertura de uma greve geral no Rio também, com probabilidade de não ter carnaval nem na Bahia nem no Rio esse ano. E São Paulo acho que está para dar uma resposta agora e os outros estados também", diz Daciolo ao telefone.

Em outra conversa, Daciolo, que estaria em Salvador, ouve uma mulher não identificada pedir ao militar que incentive os baianos a não fecharem um acordo com o governo antes da decisão a respeito da greve no Rio, já que, segundo a interlocutora, o fim da greve na Bahia prejudicaria a possível paralisação dos policiais fluminenses.

Veja o vídeo com denúncias de PMs do RJ, publicado pelo 'JB' em 30 de janeiro:

Na terça-feira, uma nota do Informe JB, sob o título "Grevistas da Bahia podem aguardar acontecimentos no Rio", antecipava um possível acerto entre policiais baianos e fluminenses. Denúncias feitas pelo Jornal do Brasil há 15 dias já antecipavam a preocupação do governo federal com a greve dos policiais militares.