ASSINE
search button

'Vamos nos reencontrar com saúde', diz Lula a Cristina Kirchner  

Compartilhar

Em tratamento contra um câncer na laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou nesta quarta-feira uma mensagem para a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, diagnosticada em 22 de dezembro com um tumor no lóbulo direito da glândula tireoide. O petista, que assinou como "amigo" da líder argentina, afirmou ter recebido "com muita alegria a notícia de que tudo correu bem" na cirurgia de Cristina e afirmou que em breve eles devem se "reencontrar, ambos com saúde".

Cristina foi operada com sucesso nesta quarta-feira, no Hospital Austral, na localidade de Pilar, em Buenos Aires. A operação, liderada pelo Dr. Peter Sack, começou logo após as 8h30 locais (9h30 de Brasília). Ela descobriu o câncer ao realizar exames de rotina. O período de convalescença de Cristina será de 20 dias, segundo o porta-voz da presidência. O vice-presidente argentino, Amado Boudou, assumirá a direção do país até o dia 24 de janeiro.

Leia na íntegra a mensagem de Lula a Cristina Kirchner:

Excelentíssima Presidenta da Nação Argentina, Dra. Cristina Fernández de Kirchner. Querida amiga Cristina: Recebi com muita alegria a notícia de que tudo correu bem na sua cirurgia nesta quarta-feira. Tenho acompanhado a sua atitude de muita coragem diante de mais esse desafio que você está enfrentando. Tenha certeza que estamos juntos, e que em breve vamos nos reencontrar, ambos com saúde, e você, como sempre, cheia de energia e disposição para continuar a representar tão bem o povo argentino. Força Cristina! Um forte abraço do amigo,Luiz Inácio Lula da Silva

O câncer de Lula

Após queixa de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.