ASSINE
search button

MG: sobe para 7 o número de mortos em decorrência das chuvas

Municípios em situação de emergência já são 53

Compartilhar

A Defesa Civil de Minas Gerais informou que subiu para sete o número de mortos no Estado em decorrência das chuvas. A última morte confirmada foi a de um homem ainda não identificado no município de Guidoval, na Zona da Mata mineira. Ele foi levado pela correnteza ocasionada pela enxurrada que assola a região.

Outros dois homens encontrados na manhã desta terça-feira pelos bombeiros de Ouro Preto (MG) soterrados por escombros de terra ainda não foram identificados. As vítimas eram taxistas e estavam dentro de um veículo que foi atingido por um deslizamento.

Ainda há duas pessoas desaparecidas: uma mulher em Santo Antônio do Rio Abaixo, que teve a casa levada pela enchente, e um homem em Ponte Nova. O número de cidades que decretaram situação de emergência subiu para 53. Os feridos somam 32 em todo o Estado e os desabrigados chegam a 404.

>> Ministra interrompe recesso e discute medidas para conter efeitos das chuvas

>> Chuva: Dilma oferece apoio ao governador de Minas Gerais

Ajuda do governo 

Na tarde desta terça-feira o governador Antonio Anastasia e o vice-governador Alberto Pinto Coelho se reuniram com secretários de Estado, comandantes da Defesa Civil, Polícia e Bombeiros Militares para uma avaliação dos estragos causados pelo mau tempo em Minas. O governador determinou que todas as áreas do governo priorizem a ajuda à população atingida. "O objetivo de sempre é evitar as perdas humanas, através do trabalho de prevenção, da identificação das áreas de risco, evitando os desmoronamentos. Com relação à assistência, tomamos as medidas para dar toda atenção àquelas cidades que estão mais prejudicadas", destacou Anastasia.

O governador disse ainda que recebeu durante a manhã um telefonema da presidente Dilma Rousseff. "Ela ofereceu solidariedade e indagou sobre as necessidades. Expliquei que já estamos adotando as medidas normais", disse.

Antonio Anastasia e Alberto Pinto Coelho visitarão nesta quarta-feira as cidades da Zona da Mata atingidas pelas chuvas dos últimos dias. O governador irá a Ubá, Guidoval, Dona Euzébia e Muriáe. O vice-governador visitará Ubá, Visconde do Rio Branco e Cataguases.

Chega a 53 o número de cidades em situação de emergência

Subiu para 53 o número de cidades mineiras que decretaram situação de emergência devido aos estragos provocados pelo excesso de chuva. 

Em Lamim, Bonfim, Santana do Jacaré, Dona Euzébia, Ubá, Guidoval, Guiricema, Congonhas, Raul Soares, Brumadinho e Itabirito houve o transbordamento de rios e córregos e a inundação das zonas urbana e rural dos municípios. 

Também foram registradas quedas de pontes. Em Guidoval, o Corpo de Bombeiros informou, às 9h30, que 60 pessoas que corriam risco de vida e estavam ilhadas foram resgatadas. Aproximadamente 4 mil estão desalojados e uma pessoa desapareceu.

Nas cidades de Matipó, Cipotânea, Moeda e Ouro Preto, onde foi registrada uma morte, os problemas maiores são os deslizamentos de encostas e desabamentos de moradias. Em alguns municípios faltam água e energia elétrica. Ainda de acordo com a Cedec, outras 56 cidades comunicaram estragos devido à chuva. Mais de 2,1 milhões de pessoas foram afetadas, sendo que 10 mil estão desalojadas ou desabrigadas.