ASSINE
search button

Tropas federais vão reforçar segurança em 16 cidades do Pará durante plebiscito

Compartilhar

Brasília - Militares do Exército estarão em 16 municípios durante o plebiscito sobre a separação do Pará em três estados. Entre as cidades que contarão com a ajuda de 1,2 mil homens da força federal, ao todo, estão Santarém e Marabá, que poderão se tornar capitais dos estados do Tapajós e de Carajás, respectivamente.

Além dos homens do Exército, o plebiscito amanhã (11) vai contar com a participação de 6,7 mil policiais, entre militares e civis, para fazer a fiscalização de rotina, apurar possíveis denúncias e dar suporte à Justiça Eleitoral. Em todo estado, haverá 14,2 mil seções eleitorais.

As autoridades lembram que a partir da meia-noite de hoje (10) está proibida a venda de bebida alcoólica em bares e demais locais públicos do estado. A Lei Seca estará em vigor até as 18h de amanhã.

Caso a maioria do eleitorado vote pela divisão, o Pará, hoje com área de 1.247.689 quilômetros quadrados, ficará com 17% desse território. Carajás, ao sul do estado, terá 35%, e o Tapajós, localizado a oeste, 58%.

A votação amanhã ocorre das 8h às 17h. Os eleitores responderão a duas perguntas: a primeira, se eles são a favor ou contrários à criação do estado do Tapajós. Em seguida, devem opinar se concordam ou não com a criação do estado de Carajás. A ordem das perguntas foi definida em sorteio pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O voto é obrigatório para quem tem título de eleitor do Pará, e os que estiverem fora do domicílio eleitoral têm o prazo de 60 dias para justificar a ausência.