ASSINE
search button

MG: quadrilha que aplicava golpes imobiliários é presa

Compartilhar

Uma quadrilha acusada de aplicar golpes através de consórcios imobiliários foi presa pela Polícia Civil nesta terça-feira, em Belo Horizonte. O grupo é suspeito de ter causado um prejuízo no valor de R$ 1,5 milhão às vítimas. A quadrilha foi presa na suposta empresa, onde os investigados realizariam as atividades criminosas. Segundo a delegada Giomara Soares de Oliveira, da Divisão Especializada de Investigação de Crime Contra o Patrimônio (Diccp), eles anunciavam o serviço em jornais de grande circulação com inúmeras vantagens e créditos para os clientes.

"Eles publicam anúncios em jornais de grande circulação, prometendo casa própria com parcelas fixas. As pessoas ligavam e até iam à sede da empresa e, quando chegavam lá, assinavam um contrato de adesão e pagavam um seguro fiança que era exigido deles, além da primeira parcela do plano", relatou a delegada.

O retorno financeiro, porém, nunca chegava a ser realizado. "Era feita a promessa da entrega do crédito de 30 a 90 dias. Passado esse período, a pessoa não recebia o dinheiro e retornava à empresa, que pedia mais tempo. Eles falavam que era culpa do Banco Central e a vítima percebia que estava sendo lesada", disse a delegada.

As investigações começaram em 2009 e até o momento 18 vítimas foram localizadas. "Eles indicam facilidades para as vítimas adquirirem. A pessoa às vezes suja o nome, mas tem a necessidade de ter uma casa própria. As parcelas fixas são interessantes e eles não exigem fiador, o que acaba atraindo as pessoas", explicou a delegada Giomara Soares de Oliveira.

Quatro pessoas foram presas e um suspeito está foragido. Segundo o delegado Islande Batista, chefe do Diccp, com a apresentação dos suspeitos, novas vítimas poderão ser identificadas. "Não temos dúvidas de que, após a apresentação dessas pessoas, o numero de vítimas vai aumentar muito. Somente um não tem passagem pela polícia. Os outros têm várias passagem por estelionato", afirmou ele. Os presos serão indiciados por estelionato e formação de quadrilha.